A Volta ao Mundo em 80 dias - Uma Aposta Muito Louca
Pela quantidade de astros em participações especiais A Volta ao Mundo em 80 dias - Uma Aposta Muito Louca prova que Jackie Chan tem mesmo muitos amigos em Hollywood. Ou melhor tinha, porque depois do resultado final pouca gente deve tomar aparecer em outro filme do ator.
A primeira versão para o clássico de Julio Verne foi feita em 1956, ganhou cinco Oscar e não precisava de nenhuma refilmagem. Mesmo assim, Jackie Chan resolveu comprar a briga. Ele faz o papel do criado Passepartout (Chan), um trocadilho infame com o nome original.
Passepartout está fugindo da polícia após roubar o Banco de Londres. Então ele se encontra acidentalmente com o atrapalhado cientista Phileas Fogg (Steve Coogan). O sujeito passa seus dias em casa inventando geringonças futuristas. Vale notar que isso nada tem a ver com a figura do milionário londrino criada por Júlio Verne.
Fogg que é uma espécie de palhaço científico faz uma aposta com Lord Kelvin (Jim Broadbent), chefe da Academia Real de Ciências. Para provar que não é doido, tem que conseguir completar a volta ao mundo em oitenta dias. Se vencer, Fogg também fica com o posto de Lord Kelvin.
Bem, maluco é Lorde Kelvin que aceita uma aposta estúpida dessas. A dupla de heróis será acompanhada pela chapeleira francesa Monique (Céline de France), que deseja buscar inspiração para pintar em outros cantos do mundo. Eles serão perseguidos por uma gangue chinesa que está atrás de Passepartout.
Uma das surpresas de A Volta ao Mundo em 80 dias - Uma Aposta Muito Louca é a participação de Arnold Schwarzenegger. Este foi seu último trabalho antes de ser eleito governador da Califórnia. Ele faz o papel de turco afetado e mimado, com os cabelos de vassoura e até consegue algumas risadas pelo ridículo da cena.
A Volta ao Mundo em 80 dias - Uma Aposta Muito Louca é muito ruim. Na verdade, é constrangedor ver tantos atores famosos em papéis decididamente idiotas. A idéia de misturar artes marciais e trocadilhos infames com o texto de Júlio Verne não funciona em momento algum. A produção é assinada pela Disney o que dá um caráter infantil e infantilóide ao filme. O resultado final é uma Sessão da Tarde deprimente e sem interesse.
(Around the World in 80 Days, EUA, 2004)Direção: Frank Coraci, Elenco: Jackie Chan, Steve Coogan, Céline de France, Jim Broadbent, Ewen Bremner, Karen Mok, Arnold Schwarzenegger, Rob Schneider, Kathy Bates, Duração: 120 min.