Incontrolável

Incontrolável Incontrolável Incontrolável Incontrolável Incontrolável Incontrolável

Incontrolável, ao contrário do que possa parecer, não é um filme sobre um trem repleto de carga tóxica, desgovernado e em alta velocidade. Ou sobre os riscos dessa locomotiva descarrilar em uma curva fechada, próxima a uma cidade populosa, situada ao Nordeste da Pennsylvania, nos EUA. Na verdade, Incontrolável é uma celebração da estupidez humana...

É preciso encarar os fatos, o roteiro, de Mark Bomback é baseado em fatos reais. Mas, mesmo assim, para que um acidente igual ao mostrado no filme ocorresse novamente seria preciso juntar a nata da estultice humana. Só mesmo uma rara constelação de pacóvios, lorpas e pascácios, para fazer um trem sair andando sozinho em alta velocidade...

Nem é preciso dizer que em poucos minutos o trem já está desgovernado e em alta velocidade. Ao tentar engatá-lo a um vagão, o engenheiro Dewey (Ethan Suplee) comete uma inacreditável sucessão de erros e perde o controle da locomotiva de carga.

Sem saber de nada disso, Will Corson (Chris Pine), novo condutor contratado pela AWVR (West Virginia Railroad), se apresenta, em Scranton. Ele conversa com o engenheiro Frank Barnes (Denzel Washington), um veterano na função. Corson vai pegar dicas com o provecto Barnes. Só que Corson foi admitido graças a parentes influentes que atuam como dirigentes sindicais. Onde será que a gente já viu isso antes?

Claro que o relacionamento entre ambos - no início pelo menos - não poderia ser dos melhores. Enquanto a dupla troca farpas, A comandante do centro regional de operações Connie Hooper (Rosario Dawson), percebe que há algo errado. O trem desgovernado está justamente no tronco principal da ferrovia. Ela sugere a seu superior Oscar Galvin (Kevin Dunn) o descarrilamento da locomotiva antes que o pior aconteça.

Parece uma solução radical, mas existe um motivo para tanto. A carga que leva é constituída de 80 mil galões de fenol, substância de fácil combustão. Galvin recusa, porém, a sugestão, alegando que o prejuízo financeiro seria enorme. Até mesmo nas companhias ferroviárias os gerentes são todos iguais. Esse sujeito deve ter conseguido algumas dicas com o Michael Scott...

Connie rapidamente percebe que se a locomotiva não reduzir a velocidade antes de chegar a Scranton, um terrível acidente vai acontecer. E Corson e Barnes já que não tem mais nada de interessante para fazer resolvem salvar o dia. A partir daí, o diretor Tony Scott usa a mesma movimentação de câmera para mostrar a luta para deter o trem desgovernado.

Incontrolável é um filme de ação que muitas vezes beira o absurdo, com o roteiro fazendo um esforço enorme para se manter nos trilhos. Leva um tempo enorme para que as pessoas se lembre que existem freios no trem desgovernado. Sem falar que a solução final, que faz a locomotiva parar, é do tipo: "por que não pensei nisso antes?".

J. Tavares

(Unstoppable, EUA, 2010) Diretor: Tony Scott. Elenco: Denzel Washington, Chris Pine, Rosario Dawson, Jeff Wincott, Elizabeth Mathis, Kevin Chapman, Jessy Schram, Meagan Tandy, Andy Umberger. Duração: 98 min.

Voltar

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.