Um Tira da Pesada 4

um-tira-da-pesada4 um-tira-da-pesada4 um-tira-da-pesada4 um-tira-da-pesada4 um-tira-da-pesada4 um-tira-da-pesada4

Ora vejam só, a gente jamais resenhou um filme da série Um Tira da Pesada. O motivo? Eles são AZ (antes da ZeroZen). O primeiro veio em 1984, o segundo em 1987 e o terceiro em 1994. Ou seja, Eddie Murphy achou que ia escapar impune. Mas assim como a aquele ator pornô com problemas de desempenho, essa impoluta revista digital tarda mas não falha...

Em tempo: Eddie Murphy tinha 22 anos quando estrelou Um Tira da Pesada. Agora, o ator está com 63 anos! Mesmo assim, perto do restante do elenco original, ele é um jovem mancebo. Por que - e isso é inacreditável - todo mundo está de volta.

A trama começa mostrando o agora veterano detetive Axel Foley (Eddie Murphy). Ele virou uma espécie de lenda entre seus companheiros de polícia. Isso não significa que ele deixou de aprontar altas confusões no melhor estilo sessão da tarde. Tanto que o filme começa com uma cena de perseguição absolutamente inconcebível para despertar aquela nostalgia dos filmes de ação da década de 80.

Mas esse clima rapidamente vai se diluindo. Agora Axel precisa viajar novamente até Los Angeles para solucionar um caso. Aparentemente, seu grande amigo Billy Rosewood (Judge Reinhold) está desaparecido. O comandante da polícia é John Taggart (John Ashton), que parece ter uns 90 anos de idade.

Rapidamente, Axel percebe que existe algo muito errado. Os policiais de Beverly Hills seguem mais perdidos que cupim em metalúrgica. Bastam algumas linhas de diálogos para ficar claro que o Capitão Grant (Kevin Bacon) não é tão confiável assim.

As coisas se complicam ainda mais para Axel quando sua filha Jane (Taylour Paige) é ameaçada. Foley então se une a um novo parceiro, o detetive Bobby Abbott (Joseph Gordon-Levitt) e aos antigos companheiros para resolver a situação no velho estilo. Ou seja, com tiro, porrada e bomba.

A partir daí, fica claro que aquilo que fez Axel Foley um sucesso não funciona mais. Ele segue sendo um mentiroso de marca maior, tentando engambelar as pessoas. Malandragem pura. Mas isso é completamente fora da lógica do trabalho policial. Não faz mais sentido nos dias atuais.

Aliás, o filme insiste em trazer a década de 80 de volta. Porém, depois dos anos 2000 essa ingenuidade ficou para trás. Dá para ver como tudo ficou ultrapassado. Até mesmo Serge (Borson Pinchot) é trazido de volta. A cena é pura tosquice. Com um tipo de humor que mesmo na década de 80 já soava datado. Agora, 40 anos depois, é apenas deprimente.

Um Tira da Pesada 4 é um filme que chegou com uns vinte anos de atraso. Agora é tarde demais. Se a ideia foi homenagear a série, era mais fácil e mais barato fazer um churrasco...

J. Tavares

(Beverly Hills Cop: Axel F, EUA, 2024), Direção: Mark Molloy, Elenco: Eddie Murphy, Taylour Paige, Kevin Bacon, Joseph Gordon-Levitt, Judge Reinhold, John Ashton, Paul Reiser, Bronson Pinchot, Luis Guzmán, James Preston Rogers, Patricia Belcher, Damien Diaz, Joseph Aviel, Michael Camp, Duração: 118 min.