A Última Ceia

Halle Berry era apenas mais uma gostosa de Hollywood. Despontava para o anonimato em passos largos. Porém, tudo mudou com Swordfish - A Senha. Neste filme Halle resolveu mostrar os seios e cobrou um cachê extra de 500 mil dólares. Bem, o mundo do cinema percebeu que aí havia uma mulher de iniciativa. Por isso quando foi escalada para A Última Ceia resolveu mostrar todo o resto de uma vez. O resultado? Ganhou um Oscar pelo conjunto da obra. (Jennifer Lopez e Salma Hayeck o caminho é esse! O que vocês estão esperando?)

E nada justifica um filme como A Última Ceia a não ser o, digamos assim, carisma de Halle Berry. Em uma pequena cidade da Geórgia, nos Estados Unidos, Hank Grotowski (Billy Bob Thornton) é um agente penitenciário racista que trabalha com presos no corredor da morte. Seu pai Buck Grotowski (Peter Boyle) só falta pedir a volta da escravidão. Como parece que não há mais nada a fazer na cidade, o filho de Hank, Sonny Grotowski (Heath Ledger) também trabalha na prisão.

Infelizmente, Sonny não nasceu para ver criminosos torrarem na cadeira elétrica. Acaba dando vexame e provocando a ira de Hank. Para piorar, o assassino condenado é Lawrence Musgrove (Sean 'Puffy' Combs) casado com Leticia Musgrove (Halle Berry). Como seu marido vira churrasco, Leticia fica solteira com um filho pequeno e obeso Tyrell (Coronji Calhoun) para criar. E Sony abalado com as críticas do pai comete o suicídio.

Contudo, as desgraças estão longe de terminar. Tyrell é atropelado e Hank resolve ajudar a pobre Leticia. E tudo começa a caminhar para a cena que deu o Oscar a Halle Berry. O filme não é sobre uma paixão entre pessoas que não tem mais nada a perder. A Última Ceia parece uma defesa mal-disfarçada da escravidão. Leticia provavelmente é uma das personagens femininas mais submissas dos últimos tempos. Literalmente se entrega para o carrasco com um sorriso nos lábios. Se você é daqueles que ainda sonha com uma mucama pode assistir ao filme sem medo de se decepcionar.

J. Tavares

(Monster's Ball, EUA, 2001), Direção: Marc Forster, Elenco: Billy Bob Thornton, Halle Berry, Peter Boyle, Heath Ledger, Sean 'Puffy' Combs, Dante Beze, Coronji Calhoun, Taylor Simpson, Francine Segal, John McConnell, Marcus Lyle Brown, Marcus Lyle Brown, Milo Addica, Duração: 111 min.

Voltar