Três Vidas e Um Destino
Muitos filmes tem uma sinopse muito melhor do que a sua realização. Três Vidas e Um Destino é um caso típico. Pelo resumo da obra, pode se encontrar um caso de amor lésbico entre Charlize Theron e Penélope Cruz. Depois a coisa evolui para um sofisticado ménage à trois. Pois é... mas o resultado final é uma bomba de proporções monumentais.
A trama começa na década de 30. Gilda Bessé (Charlize Theron) é uma rica e espirituosa herdeira de 20 e poucos anos. É fácil ser assim quando se tem muito dinheiro para gastar. De qualquer maneira com seu jeito de mulher liberal e liberada acaba por ter um caso com um estudante irlandês chamado Guy (Stuart Townsend).
Tempos depois ela se transforma em uma fotógrafa boêmia que vive em Paris. Ela divide seu apartamento com Mia (Penélope Cruz), uma refugiada espanhola. Ambas aproveitam o tempo livre para colar o velcro e lamber o carpete. Porém, tudo muda quando Guy, agora um professor, decide morar com elas.
Além disso, a chegada cada vez mais próxima da Primeira Guerra Mundial vai alterar o destino do trio. Apesar de o caos estar batendo na porta, Gilda sabiamente acredita em viver um dia de cada vez. Enquanto seus companheiros de apartamento decidem entrar na luta contra o fascismo, ela acha tudo isso um tédio sem tamanho.
Quando a Guerra Civil espanhola eclode, Mia e Guy partem para o campo de batalha. Se sentindo abandonada, Gilda decide riscar ambos do seu caderninho de amizades. Depois graças a uma fantástica coleção de clichês de fazer inveja a qualquer novela das oito Guy vai reencontrar Gilda durante a ocupação da França.
Apesar da nudez de Charlize, o filme é repleto de momentos constrangedores. A cena em que Gilda vinga Mia depois que sua amiga é brutalmente ferida por um francês metido a sádico é patética. Aliás, todo o elenco tem atuações risíveis. O pior desempenho fica por conta de Charlize Theron. Para fechar com chave de ouro, o final é babaca ao extremo.
(Head in the Clouds, EUA/ING/ESP, 2004), Direção: John Duigan, Elenco: Charlize Theron, Penélope Cruz, Stuart Townsend, Thomas Kretschmann, Steven Berkoff, David La Haye, Karine Vanasse, Gabriel Hogan, Peter Cockett, Élizabeth Chouvalidzé, Jolyane Langlois, Sophie Desmarais, Éloïsa L. -Cervantes, Ivan Vukov, Sebastian Bailey, Duração: 121 min.