A Trapaça

trapaca2.jpg (7662 bytes) trapaca3.jpg (10110 bytes) trapaca1.jpg (13357 bytes)

O diretor, roteirista e dramaturgo David Mamet deve ter caído alguma vez num conto do vigário. Alguém, possivelmente, deve ter lhe aplicado o golpe do bilhete premiado ou algo no gênero. Tamanha obsessão, a julgar por sua filmografia, que Mamet tem pela arte de enganar os trouxas e mais ingênuos.

Em "A Trapaça" ele, de certa forma, repete "Jogos e Emoções" de 86. Temos a mesma fabricação elaborada de uma história, onde ninguém é o que aparenta ser, com o intuito de ludibriar um otário. Campbell Scott é um tal de Joe Ross(o otário da vez) que criou um sistema para sua companhia, capaz de fazê-lo bastante rico. Durante um encontro de negócios no Caribe para tratar do tal sistema com executivos da companhia. Ele conhece, por acaso o milionário Jimmy Dell( Steve Martin) , que se mostra interessado no trabalho de Ross. Mais até do que ele possa imaginar.

O filme inteiro é uma espécie de pegadinha do Faustão. Só que se já não é muito interessante na televisão imagina como cinema. A idéia é separar o trouxa(Ross) das fórmulas do sistema que ele criou. Mas, sinceramente, para isso poderiam ter imaginado um plano mais simples. É muito esforço para poucos resultados. Simplesmente deve haver uma maneira mais fácil de cortar a nicotina do seu cigarro...

Saulo Gomes

P.S.: Até quando roteiristas sérios, como David Mamet, vão insistir em criar personagens idiotas, o suficiente, para ao verem um cadáver com uma faca cravada no peito. Resolverem pegá-la para colocar suas impressões digitais e se incriminarem? Será que essa gente não assiste cinema?

( The Spanish Prisoner, EUA, 1998) Direção: David Mamet. Elenco Campbell Scott, Steve Martin, Bem Gazarra, Rebecca Pidgeon. Participação especial de Eddy O’Neill da série Married With Children.112 min.

Voltar