Toy Story 4

Toy Story 4 Toy Story 4 Toy Story 4 Toy Story 4 Toy Story 4 Toy Story 4

A trilogia Toy Story parecia encerrada. Mas a Disney comprou a Pixar. E aproveitou para inaugurar nos parques em Orlando (EUA) uma área dedicada à franquia. Só que o último filme tinha sido em 2010. Era preciso voltar a chamar atenção para a saga. Por isso, surgiu Toy Story 4, um filme sobre como será a sua aposentadoria.

Aparentemente, tudo parecia resolvido em Toy Story 3. Ou seja, Woody (Tom Hanks), Buzz (Tim Allen), Jesse (Joan Cusack) e toda a turma vivem felizes como brinquedos da pequena Bonnie. Mas as coisas não são bem assim. Woody está ficando para trás. Está sendo abandonado. Eventualmente, como acontece com todos os brinquedos, ele está ficando velho.

No meio disso, Bonnie começa a ir no Jardim de Infância. Para combater o stress infantil, ela transforma um garfo em brinquedo. Garfinho (Tony Hale), nome tremendamente criativo, vira o xodó da menina. Só que ele não se aceita como brinquedo. O que leva Woody a agir como uma espécie de guarda-costas para garantir a integridade do novo parceiro da turma. Mas o verdadeiro herói, ou melhor, heroína da trama é a boneca Bo Peep (Annie Potts).

Sim, o destino dela até Toy Story 4 era incerto. Mas em uma viagem para um parque de diversões, o Garfinho se perde dos outros e cabe a Woody trazê-lo de volta. Então, surge a verdade sobre a boneca de porcelana. Se nos três primeiros filmes ela era basicamente o interesse romântico de Woody, agora ela é uma guerreira destemida.

Porém, a verdade é que Bo Peep se tornou uma sobrevivente. Ela acabou esquecida por sua criança, Molly, a irmã de Andy. Então, restou somente uma vida de andarilha. A cada dia uma luta para sobreviver. Sem ter a certeza de que vai ter um amanhã. Só aí já surge o roteiro do desenho animado mais triste de todos os tempos.

Para dourar a pílula, surge uma vilã nem tão má assim, a boneca Gaby Gaby. Os novos personagens Duke Caboom (Keanu Reeves) e a dupla de ursinhos de pelúcia Ducky (Keegan-Michael Key) e Bunny (Jordan Peele) realmente funcionam. O diretor Josh Cooley trabalhou no roteiro de Divertida mente, o que pode explicar muita coisa.

Agora, ao contrário do que muitos críticos pensam, o final do filme não é agridoce. Toy Story 4 é um filme sobre ficar velho. Brinquedos velhos não têm mais função. Os seres humanos pelo menos podem tentar a sorte em um asilo. Woody nem isso. A trama mostra como é a aposentadoria de um brinquedo. É exatamente igual a sua com a diferença que o brinquedo sequer pode reclamar na fila do banco...

Talvez as crianças não saiam traumatizadas do filme, mas os adultos, sim. A moral da história é: se você ficar velho é melhor aprender a viver debaixo de um carrossel de parque de diversões. O que, dependendo da situação, pode não ser uma ideia tão ruim assim...

J. Tavares

(Toy Story 4, EUA, 2019). Elenco: Tom Hanks, Annie Potts, Tim Allen, Joan Cusack, Christina Hendricks, Keanu Reeves, Tony Hale, Jordan Peele, Keegan-Michael Key, Kristen Schaal, Betty White, Blake Clark, Bonnie Hunt, Bud Luckey, Estelle Harris, Jeff Garlin. Duração: 100 minutos

Voltar

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.