Michael Jackson - This is It

This is It.jpg This is It.jpg This is It.jpg This is It.jpg This is It.jpg This is It.jpg This is It.jpg

Aviso: esta é uma resenha com excesso de piadas prontas. Nem é mérito da ZeroZen. O fato é que Michael Jackson mesmo morto continua fazendo bizarrices. E a canhestra tentativa de documentário feita em This is It é a prova mais perfeita disso. O filme serve para mostrar que o rei do pop em sua fase terminal sofria de DIG (delírios de injustificada grandeza).

Em primeiro lugar, o impoluto leitor da ZeroZen já perdeu tempo para assistir aos extras de algum DVD ou Blu-ray? Normalmente o making of de qualquer filme é sempre igual. Os atores elogiam o diretor que elogia os roteiristas que elogiam os produtores que elogiam os números da bilheteria. Em suma, um tédio total. Pelo menos essa tortura dura uns 15 minutos em média.

Pois bem, Michael Jackson This is It é um gigantesco, imenso e colossal panegírico (consulte o dicionário, ZeroZen também é cultura) ao autointitulado rei do pop. É uma obra absurdamente elogiosa e encomiástica. Bastam poucos minutos para perceber que somente os fãs mais exacerbados de Michael Jackson vão ter algum interesse de assistir ao filme. O restante da humanidade pode passar batido.

O impressionante é que o diretor Kenny Ortega tinha a sua disposição praticamente 100 horas de material gravado com imagens dos últimos meses da vida do pop star. Mesmo assim não conseguiu fazer um retrato equilibrado ou interessante de Michael Jackson. Pô!

As cenas mostram os ensaios de Jackson em Los Angeles, ao lado de músicos e bailarinos sempre dispostos a cumprir as orientações do ídolo. Curiosamente, Michael é exigente e atento aos detalhes, mas não consegue dar esporro em ninguém. Com uma voz quase sumida, como se estivesse pedindo desculpas, quase implorando, pede para que os músicos tentem respeitar os arranjos dos discos.

O filme mostra um Michael Jackson caindo aos pedaços. Aliás, em matéria de decadência, ele conseguiu superar até mesmo a ZeroZen. Ao invés do dançarino saltitante de outrora ele se movimenta de maneira comedida. Numa cena em que faz um dueto com sua backing vocal, o diretor pede que ele solte mais a voz. Michael diz que não fará isso porque está poupando suas cordas vocais para o show.

Aliás, eis um detalhe incrível: a voz de Michael Jackson está totalmente anasalada. O que não deixa de ser espantoso em uma pessoa que sequer tinha nariz...

Como não poderia deixar de ser, nos ensaios para os shows que o artista realizaria em Londres, em julho, são mostrados os efeitos especiais de primeira que fariam parte do espetáculo. Como, por exemplo, a sequência em que ele canta Thriller, recriada da versão original, com mortos saindo da sepultura. No palco, alguns bonecos fantasmagóricos flutuavam. Vale notar que os dançarinos estão maquiados na hora da coreografia. Já Michael Jackson só precisa usar sua cara para assustar as pessoas...

Enfim, Michael Jackson This is It é um desastre cinematográfico. Serve apenas como registro dos últimos momentos de vida do sexto ou sétimo pop star que assumiu o lugar do original em 1984. Duvida disso? Então de uma olhada no nosso zz-files sobre Michael Jackson, publicado originalmente, pasmém, em 1998!!!

J. Tavares

(Michael Jackon's This is It, EUA, 2009), Direção: Kenny Ortega, Elenco: Michael Jackson e um bando de dançarinos deslumbrados, coreógrafos fascinados, produtores musicais maravilhados e outros funcionários menos cotados puxando o saco do patrão, Duração: 112 min

Voltar