Além da linha vermelha

thinredline1.jpg (11208 bytes)

Aviso: esse é um daqueles filmes em que os telespectadores podem ouvir os pensamentos dos personagens. E, como se isso não bastasse, essa narrativa, arrastada e pedante, se resume a uma lengalenga existencialista, supostamente poética e intimista, que pouco ou nada acrescenta ao enredo do filme. Só serve para cansar o incauto telespectador, que tem de passar quase três horas ouvindo um bando de soldados americanos retardados, divagarem sobre o sentido de suas vidas desinteressantes e medíocres.

Escrito e dirigido por Terrence Malick, diretor bastante cultuado nos anos 70. Apesar de só ter feito dois filmes: Terra de Ninguém( Badlands, 73) e Cinzas do Paraíso (Day of Heaven, 78). Seu retiro voluntário na década seguinte, foi suficiente para elevá-lo à condição de gênio por alguns críticos mais afoitos. Talvez seja esse o principal motivo de tanta veneração: alguém que saiba quando parar em Hollywood é algo realmente raro. Resta saber por que diabos Malick resolveu retomar sua carreira de cineasta para literalmente queimar o seu filme. Teria feito melhor se continuasse recluso, vivendo de sua própria lenda.

O filme se passa na Segunda Guerra Mundial durante a batalha de Guadalcanal, os americanos lutam contra os japoneses, enquanto os nativos agem como se nada estivesse acontecendo. Aparentemente não existe uma história, nem a preocupação de contar uma. O elenco estelar simplesmente não tem o que fazer.

Além da linha vermelha é chato, longo, pretensioso, artisticamente datado e, principalmente, vazio e sem emoção. Um desperdício de tempo e película. É como se a National Geographic resolvesse fazer uma versão de Apocalipse Now, e se preocupasse apenas em filmar belas paisagens e cenários naturais, sem se interessar em contar uma história de fundo para essas imagens.

Volta para garrafa Malick.

Saulo Gomes

(The Thin Red Line, Eua, 1998) Direção: Terrence Malick. Elenco: Sean Penn, Jim Caviezel, John Travolta, Nick Nolte, Bem Chaplin, Adrien Brody, John Cusack, Woody Harrelson, Elias Koteas, Jared Leto, Bill Pullman, John Savage, George Clooney. 170 mim.

Voltar