Coisas Que Você Pode Dizer Só de Olhar Para Ela

chocolat1.jpg (4828 bytes) chocolat2.jpg (5550 bytes) chocolat3.jpg (4998 bytes)

Coisas que você pode dizer só de olhar para o filme:
1 - ele conta 5 histórias paralelas
2 - a história é feminista ao extremo, todos os personagens masculinos são ou canalhas ou débeis mentais
3 - o diretor Rodrigo Garcia (filho do escritor Gabriel Garcia Marquez) acha que o sobrenome é garantia de imunidade.

Só para variar Coisas Que Você Pode Dizer Só de Olhar Para Ela é mais uma tentativa de emular Robert Altman. Uma penca de cineastas desqualificados inventou que é capaz de contar várias histórias paralelas com fluência. O problema é que na maioria das vezes narrar uma só já é difícil, o que dirá cinco. Porém pela quantidade de estrelas femininas que acreditaram no filme o diretor Rodrigo Garcia deve ser uma espécie de rei das mulheres em Hollywoood.

A Dr. Keener (Glenn Close) pede para uma cartomante boêmia Christine Taylor (Calista Flockhart, exibindo todo o seu charme anoréxico ) que leia a sua sorte. As previsões não são nada agradáveis. A doutora tem um temperamento destrutivo que a impede de continuar com relacionamentos. Já a gerente de banco Rebecca (Holly Hunter) descobre que, mesmo depois da invenção da pílula, está grávida de seu amante Robert (Gregory Hines). E o que é pior, ele não quer saber da criança e sugere que ela faça um aborto.

Do outro lado da cidade a escritora de livros para crianças, Rose (Kathy Baker) descobre que está se apaixonando pelo seu vizinho um espertalhão e ardiloso anão! O que não faz o desespero... No meio da história, Christine, a cartomante mais magra da história do cinema (como é que ela tem forças para levantar as cartas?) descobre que a sua companheira Lilly (Valerina Golino) está morrendo e não há nada que ela possa fazer. Curiosamente, Calista Flockhart tem muito mais cara de doente do que Valerina Golino.

No último segmento do filme surge Carol (Cameron Diaz) uma cega que perdeu a visão mas não a língua viperina e que vive com a sua irmã Kathy (Amy Brenneman). Infelizmente para o espectador nenhuma das histórias tem qualquer interesse. Com a exceção da interpretação de Holly Hunter, Coisas Que Você Pode Dizer Só de Olhar Para Ela é apenas um tratamento eficiente contra a insônia.

J. Tavares

(Things You Can Tell Just by Looking at Her, EUA, 2000), Direção e roteiro: Rodrigo García, Elenco: Glenn Close, Cameron Diaz, Holly Hunter, Calista Flockhart, Kathy Baker, Amy Brenneman, Valeria Golino, Matt Craven, Gregory Hines, Duração: 109 min.

Voltar