O Desinformante (sic)
Esse é um filme sobre pessoas ricas e suas artimanhas para ficarem ainda mais ricas no instigante setor da cultura do milho nos Estados Unidos. O que convenhamos já afasta mais da metade humanidade por total falta de interesse. Sendo que o restante está simples pouco se lixando para essa história, seus personagens e possivelmente todos envolvidos na produção desse filme.
“O Desinformante (sic)” é baseado na história real de Mark Whitacre, interpretado por Matt Damon, uma espécie de Robin Hood moderno, que nos anos 90 roubava dos ricos para ficar mais rico. E que, talvez, para desviar atenção sobre si mesmo resolveu ser informante do FBI.
O problema é que Mark, apesar do filme em momento algum usar isso como justificativa, sofria de transtorno bipolar. O que, obviamente, o tornava altamente instável e pouco confiável.
Agora, o que eu queria ver é o pessoal do RH, recursos humanos, explicar a contratação de alguém com transtorno bipolar. Vai ver que eles acreditavam que uma pessoa bipolar vale por duas, logo vai trabalhar mais...
Dirigido Steven Soderbergh (Traffic) o filme é só diálogo e nenhuma ação, do tipo: preste muita atenção, pois coisas importantes estão sendo ditas. Levado num tom ameno quase de farsa, algo inédito na filmografia do diretor, sem nunca deslanchar tanto como drama ou comédia. O fato de ter vários comediantes, incluindo Joel McHale (The Soup, Community) no elenco também não ajuda, muito menos o título engraçadinho e enganador nacional.
No final das contas “O Desinformante (sic)” não convence, mais ou menos como o Mark Whitacre da vida real, que acabou preso e nunca conseguiu perdão do governo americano por seus crimes...
P.S.: Curioso que nenhum político de Brasília não tenha ainda aplicado a desculpa do transtorno bipolar para justificar seus roubos. Pois convenhamos é melhor do que aquela dos panetones... Mas pensando bem, melhor não dar idéias para esse pessoal.
(The Informant!, EUA, 2009) Direção: Steven Soderbergh. Elenco: Matt Damon, Lucas McHugh Carroll, Rusty Schwimmer, Craig Ricci Shaynak, Tom Papa, Rick Overton, Melanie Lynskey, Thomas F. Wilson, Scott Bakula, Ann Dowd, Allan Havey, Howie Johnson, Joel McHale. Duração: 108 min.