O Roqueiro (The Rocker)

the_rocker the_rocker the_rocker the_rocker the_rocker

“O Roqueiro” é uma comédia adolescente, que quase se transforma numa comédia romântica, que não tem intenção maior do que ser uma sessão da tarde para pessoas pouco exigentes. E mesmo assim acaba falhando consideravelmente em sua pretensões.

A história acompanha a derrocada de Fish (Rainn Wilson) baterista original da banda de hair metal dos anos 80 Vesuvius, que foi chutado desta às vésperas de assinar seu primeiro contrato. Vesuvius se tornaria a maior banda de rock do planeta e Fish iria viver os 20 anos seguintes na sombra do que poderia ter acontecido.

Então, depois de perder o emprego, terminar com namorada e ter que ir morar com a irmã, Fish é convidado pelo sobrinho, que toca teclados numa banda de indie-pop chamada “A.D.D.”, para tocar com eles num baile de formatura. Como esperado, a coisa não termina muito bem. Mas a banda vira um sucesso instantâneo graças a um vídeo no YouTube de Fish tocando bateria pelado num ensaio. Daí para histórias da vida na estrada, contrato com grande gravadora e o velho trinômio: sexo, drogas e rock’n’roll é só um pulinho. Só que, obviamente, esse é filme família e nada disso acontece.

O principal problema com “O Roqueiro” é que Rainn Wilson não parece ‘sair’ do personagem Dwight Schrute em momento algum. Parece que o tempo todo ele atua como se estivesse na série The Office. O que acaba matando o pouco humor do roteiro. Até mesmo Jack Black conseguiu se sair melhor no papel de roqueiro frustrado– experiência própria?–, no igualmente medíocre, Escola de Rock. O que, diga-se de passagem, denota bastante a qualidade desse filme.

Agora convenhamos se você fosse o baterista de uma banda de hair metal do final dos anos 80 e recebesse, depois de 20 anos, uma segunda chance para tocar bateria numa banda emo, com seu sobrinho nerd. Eu posso estar errado, mas creio que falo aqui por todos roqueiros: você iria preferir viver sonhando com “o que poderia ter acontecido” do que encarar uma roubada dessas...

Saulo Gomes

P.S.: Pete Best, baterista original dos Beatles, cuja história nada tem a ver com a do filme, faz participação especial.

(The Rocker, EUA, 2008) Direção: Peter Cattaneo. Elenco: Rainn Wilson, Christina Applegate, Teddy Geiger, Josh Gad, Emma Stone, Jane Lynch, Jason Sudeikis, Will Arnett, Fred Armisen, Jane Krakowski, Demetri Martin. Duração: 102 min.

Voltar