Guerra ao Terror (The Hurt Locker)

The Hurt Locker The Hurt Locker The Hurt Locker The Hurt Locker

Você já viu esse filme antes: americanos vencem no cinema uma guerra que na vida real não só ainda não acabou, como até hoje sequer podem dizer, com certeza, quem são seus adversários.

“Guerra ao Terror” é um filme de guerra atípico. Está longe de ser uma película de ação. As poucas cenas de combate são quase que genéricas. É lento e tem uma ambientação pouco usual, o dia a dia de um esquadrão anti-bombas no Iraque.

O roteiro acompanha o Sargento William James (Jeremy Renner), uma espécie de idiota designado, que tem como missão desarmar todas as bombas sozinho. Tipo de mercado de trabalho onde sempre estão abrindo novas vagas...

Diga-se de passagem, fazer parte de um esquadrão anti-bombas não é exatamente o tipo de profissão que se esperaria ver como pano de fundo de um filme de ação. Afinal é um trabalho meticuloso, que requer paciência e determinação.

Assim, filmar todo esse processo com uma câmera tremida e uma edição nervosa, não faz de “Guerra ao Terror” um filme de ação trepidante, sem ironias. Se isso fosse verdade, qualquer vídeo amador do YouTube se habilitaria ao título.

A diretora Kathryn Bigelow (Caçadores de Emoção, Estranhos Prazeres, The Widowmaker e K-19), parece querer, com as mais de duas horas de duração, vencer a guerra pelo tédio e o cansaço. Inclusive o governo americano deveria passar “Guerra ao Terror” na prisão de Guantânamo como sessão de tortura.

Enfim, tudo nesse filme é bastante mediano. O roteiro não tem grandes sacadas ou reviravoltas. Tudo é levado sem muito interesse ou convicção. Mas a Academia de Cinema Americana achou essa história tão relevante, que deu o Oscar de melhor filme em 2010 para um filme lançado 2008.

Será que 2009 foi para o cinema um ano tão ruim assim? Essa é obviamente uma pergunta retórica: claro que foi. E “Guerra ao Terror” é prova fidedigna e inquestionável.

Saulo Gomes

(The Hurt Locker, EUA, 2008!!!) Direção: Kathryn Bigelow. Elenco: Jeremy Renner, Guy Pearce, Ralph Fiennes, Anthony Mackie, Brian Geraghty, David Morse, Evangeline Lilly, Christian Camargo. Duração: 131 min.

Voltar