The Hangover ( Se beber, não case)
The Hangover(A Ressaca) é o “Dude, Where's My Car” da nova geração. Um filme sobre uma noitada de bebedeira e suas conseqüências. A diferença é que o filme não mostra o que aconteceu durante a festa, nem usa artifícios narrativos manjados como “flashbacks”, e concentra a ação toda no dia seguinte.
Apesar do surpreendente sucesso The Hangover é uma comédia bastante mediana, sem nada de especial. Sendo que a melhor sacada do roteiro, o fato de nenhum dos envolvidos se lembrarem de nada, é também um dos seus maiores erros.
Pois numa noitada regada a álcool e drogas sempre tem um “grilo falante”, para ser a consciência da turma. Alguém que fica sóbrio o bastante para se lembrar de tudo. Diga-se de passagem, essa é uma pessoa, que com o tempo, você aprende a evitar pelo resto de sua vida.
Agora, alcançar a transcendência— beber até apagar— é um dos passatempos preferidos do pessoal da ZeroZen, logo “The Hangover” fala, em tese, pois ninguém costuma se lembrar de nada, de algo que nós conhecemos muito bem.
Mas no final das contas o filme não consegue jogar nenhuma luz— ops! — sobre o tema bebedeira desvairada e ressaca descomunal, já tantas vezes explorado por Hollywood. Pois no fundo, os personagens centrais não fizeram nada demais para uma derrubada às ganhas em Las Vegas. Pior é beber até a transcendência e descobrir no dia seguinte que você tem um site de humor na internet...
P.S.: Ignore o bisonho título nacional: “Se beber, não case”. Pois além de errado é um péssimo conselho: pois para se casar você precisa beber e muito. A idéia de uma “despedida de solteiro”, na véspera do dia do casamento, só se justifica para que o noivo esteja com tamanha ressaca na cerimônia que seja incapaz de qualquer outra reação na hora de dizer sim.
(The Hangover, USA, 2009) Direção: Todd Phillips. Elenco: Bradley Cooper, Ed Helms, Zach Galifianakis, Justin Bartha, Heather Graham, Sasha Barrese, Jeffrey Tambor, Ken Jeong, Rachael Harris, Mike Tyson. Duração: 100 min.