The Mission (2023)

The Mission The Mission The Mission The Mission

Aparentemente, fanáticos evangélicos estão tentando fazer a última cruzada. Aquela coisa de vários séculos atrás: Spread the Word and the diseases.

Para isso foi escolhido, o povo indígena Sentineleses, da Ilha Sentinela, estranhamente plana, na costa da Índia. Assim, os habitantes recebem uma inusitada visita. Uma espécie de spam celestial. Vale notar que em bilhões de anos a ilha não foi colonizada por ninguém.

Agora, vejam bem, se eles não foram colonizados, especialmente, por espanhóis ou portugueses, qual seria o motivo? Fácil. É porque não tinham nada de valor para ser roubado. Ponto.

Então, um bando de evangélicos fanáticos (americanos) decidem levar a palavra de “Jesus”, para os indígenas dessa ilha. Essa é a missão.

Poderíamos parar por aqui. Isso é tudo muito errado do princípio até o avesso. Inclusive, na verdade, é ilegal e todos envolvidos deviam estar presos. Mas como um dos “missionários”, o americano John Chau, 26 anos, foi morto pelos indígenas locais. Alguém resolveu fazer um documentário sobre isso. Apenas sobre isso. Com forte ênfase na parte religiosa, evangélica, dessa história. De novo: tudo errado do princípio até o avesso, aleluia!

Não sei qual era idéia de quem fez esse documentário. Mas se era irritar o telespectador eles conseguiram. Essa gente não devia estar fazendo isso e tudo de ruim que aconteceu com eles é merecido.

Saulo Gomes

(The Mission, EUA, 2023), Direção: Amanda McBaine Jesse Moss, Elenco: John Chau e um bando de índios pouco dispostos a fazer amizade, Duração: 103 min.