Os Homens Que Não Amavam as Mulheres
(Män som hatar kvinnor)
Esse é um filme sueco sobre nazistas psicopatas, estupradores e assassinos, ou seja, diversão para toda família. OK, uma família esquisita o suficiente para gostar de filmes europeus...
“Os Homens Que Não Amavam as Mulheres” é baseado no primeiro livro da trilogia “Millennium” do falecido escritor sueco Stieg Larsson, que, diga-se de passagem, já viraram filme na Suécia.
O filme é bastante fiel ao livro e narra a história do jornalista Mikael Blomkvist (Michael Nyqvist), editor da revista “Millennium”, que às vésperas de passar um tempo na cadeia aceita um ‘freela’ como repórter investigativo para um rico empresário do interior da Áustria, que quer descobrir o paradeiro da sobrinha desaparecida a mais de quarenta anos.
Ao mesmo tempo, Blomkvist é vigiado pela a hacker esquisitona e bissexual, um pleonasmo, Lisbeth Salander (Noomi Rapace), que nos cartazes americanos do filme costuma receber um banho de Photoshop— se é que me entendem— e que vai acabar ajudando o jornalista a resolver o desaparecimento.
Sendo que nos episódios seguintes, Lisbeth se tornará a personagem principal da série. Por isso vá se acostumando com a violenta cena de estupro de Lisbeth por seu tutor, assistente social, pois será repetida várias vezes nos próximos filmes.
A investigação tem forte ênfase no uso de tecnologias modernas para recriar os eventos do dia do desaparecimento. O que inclui rastrear acervos de jornais suecos atrás de fotos, que a julgar pelo filme são um povo muito organizado. Nada desse tipo de coisa seria possível no Brasil, acreditem...
Os homens que não ‘amavam’ as mulheres do título original são nazistas, o que convenhamos explica muita coisa. Já o título americano (The Girl with the Dragon Tattoo) apesar de ser mais evasivo, não entrega de cara o fato que são homens, plural, mais de um, os culpados pelos crimes. Diga-se de passagem o filme terá uma refilmagem de Hollywood que deve ser lançada em 2012, mas com sorte o mundo acaba antes...
(Män som hatar kvinnor, Suécia; The Girl With The Dragon Tattoo, EUA, 2009) Direção: Niels Arden Oplev. Elenco: Michael Nyqvist, Noomi Rapace, Lena Endre, Peter Haber, Sven-Bertil Taube. Duração: 152 min.