Team America: Detonando o Mundo

Trey Parker e Matt Stone (os criadores do desenho South Park) resolveram fazer uma nova tentativa no cinema. Se deram muito mal. A comédia Team America – Detonando o Mundo é tudo menos engradaçada. A idéia era fazer uma sátira política encenada por marionetes (parecidos com os Thunderbirds).

O Team América é um esquadrão criado pelo governo norte-americano para acabar com o terrorismo em todo o mundo. Na mesma linha do presidente George W. Bush, eles atiram primeiro e perguntam depois. Sua política prevê - até mesmo - a invasão de qualquer país que possa ter indícios de terrorismo.

Porém, a equipe descobre que um perigoso ditador está armazenando armas de destruição em massa em seu país. Infelizmente, em uma ação mal-sucedida, o grupo perde um dos seus principais integrantes. Um jovem ator da Brodway Gary Johnston é chamado para repor a perda. Ele vai precisar usar seus talentos dramáticos para se infiltrar em um grupo terrorista.

Enquanto isso, o ditador da Coréia do Norte, Kim Jong II, planeja dominar o mundo. Ele tem seu próprio plano maligno. Para conseguir seus objetivos, manipula os membros do Film Actors Guild. A organização inclui todos os liberais de Hollywood, que pensam estar protestando pela paz. Entre eles estão: Alec Baldwin, Susan Sarandon, Tim Robbins e Martin Sheen.

Aliás, justamente no deboche aos artistas famosos, surgem os poucos acertos de Team America. Basicamente, a meia-hora final do filme tem algum interesse. Neste ponto, sobram ironias contra tudo e todos, com destaque para a mais que justa esculhambação do diretor Michael Bay e seu patético Pearl Harbor.

Ainda assim, é muito pouco. É preciso ter paciência e um certo senso de humor bizarro para achar cômico a proposta de fazer um filme trash com marionetes. E olha que o filme custou inacreditáveis R$ 30 milhões de dólares. Dêem esse dinheiro ao Roger Corman que ele faz no mínimo uns 15.

No fim das contas, Team America: Detonando o Mundon é uma grande decepção. Serve apenas para provar que a decadência dos criadores de South Park é definitiva.

J. Tavares

(Team America: World Police, EUA, 2004), Direção: Trey Parker, Roteiro: Trey Parker, Matt Stone e Pam Brady, Elenco (Vozes): Trey Parker, Matt Stone, Kristen Miller, Masasa, Daran Norris, Phil Hendrie, Maurice LaMarche, Chelsea Magritte, Jeremy Shada, Fred Tatasciore, Duração: 98 min.

Voltar