Sylvia - Paixão Além das Palavras
Existe um grande problema em filmes que contam a história de poetas. Todo mundo sai "poetando" impunemente. Esse é o caso de Sylvia - Paixão Além das Palavras, que narra a história da poetisa e escritora norte-americana que viveu um intenso relacionamento com o poeta inglêsTed Hughes.
Sylvia Plath (1932-1963) é uma daquelas deprimidas de carteirinha. Ela nunca se recuperou da a perda do pai aos dez anos. Então, tentou várias vezes o suicídio . Como falhou em todas ficou ainda mais triste. Nem se matar direito ela sabia, a pobre coitada.
Porém, Sylvia ganha bolsa de estudos da Universidade de Cambridge. Lá conhece o também estudante Ted Hughes (Daniel Craig). Como ambos são poetas se apaixonam perdidamente e se casam. Como toda boa mulher temente a Deus e aos ensinamentos da Igreja, a poetisa resolve apoiar completamente o seu marido.
Eles montam um lar em Londres. Sylvia se atira no trabalho, transformando o quarto dos dois num escritório literário e passa a enviar suas poesias a diversos editores. Ted ganha um prêmio de poesia de Nova Iorque. Ela então desiste da poesia para lavar as cuecas do marido .
Sylvia (aquela que era mulher de verdade) começa a dar aulas de inglês no Smith College para sustentar a ambos. Afinal, poesia não enche estômago. Ted aproveita que sua mulher está muito ocupada, para se divertir com suas alunas de um curso de poesia. Ele digamos assim mostra o tamanho de sua estrofe para as moçoilas.
Rapidamente o casamento desanda. Sylvia, só de raiva, começar a poetar como louca. Nada como uma dor-de-corno para ativar a melancolia existente em cada ser humano. Claro que Ted e Sylvia ainda vão brigar muitas vezes, até o trágico desfecho. O filme se arrasta de maneira tediosa entre um verso e outro. Curiosamente, a filha de Ted e Sylvia, a escritora Frieda Hughes, proibiu que fossem utilizados poemas de seus pais no filme. Ou seja, alguém na família tem noção do ridículo...
(Sylvia, ING, 2003), Direção: Christine Jeffs, Elenco: Gwyneth Paltrow, Daniel Craig, Jared Harris, Blythe Danner, Michael Gambon, Amira Casar, Andrew Havill, Lucy Davenport, Liddy Holloway, David Birkin, Alison Bruce, Julian Firth, Jeremy Fowlds, Michael Mears, Anthony Strachan, Duração: 110 min.