Starwars Episódio I: Ah, eu tô maluco!

chsw.jpg (16709 bytes)

Ou como acabar com um sucesso cinematográfico com um só personagem

Bem, bem, bem! Já falei dos personagens de Episode I – the Phantom Menace. Agora falemos do principal, a história e o roteiro.

O roteiro não merece maiores comentários. Muita ação, e aventura recheado de clichês ao gosto do espectador e bem ao estilo do cinemão de resultados (financeiros) norte-americano. Previsível, fraco, inconsistente, chato, ... ! Escolha seu adjetivo preferido para avacalhar com algo ou alguém e preencha as reticências. As chances de errar são mínimas.

Já a história merece algumas considerações especiais. Ok, todos sabemos que a ameaça fantasma é o senador Palpatine, pois ele vai dar o golpe que acabará com a república e se tonará imperador, que Anakim Skywalker vai ter um caso com Amidála e ambos gerarão um casal de gêmeos pouco antes dele virar Darth Vader. Ops! Será que falei demais? Não importa, porque isso é assunto para os próximos dois filmes e, sinceramente, irrelevante frente ao monstruoso erro de continuidade que o filme apresenta.

Puxando pela memória, vamos lembrar do episódio V, o Império Contra-Ataca. Como você viu ou ainda vai ver, várias e várias vezes, durante o treinamento de Luke SkyWalker, Obi-Wan kenobi fala com mestre Yoda e pede que este se lembre de suas atitudes quando era um aprendiz, sua rebeldia, insegurança, etc. Ok, nada de mais, a não ser por um detalhe: no Episode I Ob-Wan aparece como aprendiz de outro Jedi, interpretado por Liam Nessom e cujo nome sinceramente não lembro. Ora, teria Obi-Wan tido dois mestres? Acho que não, pois ele é sagrado mestre no final de Episode I. Teria este impoluto colunista deixado escapar algum detalhe quando assistiu O Império Contra-Ataca? Difícil, pois este que vos escreve é um grande fã da série e guarda com imensa estima as fitas da série em sua videoteca, tendo assistido novamente aos três primeiros filmes logo após sair do cinema para tirar suas dúvidas.

Logo, concluo que ou George Lucas e seus parceiros esqueceram os outros 3 filmes, ou Liam Nesson tem um caso com algum poderoso de Hollywood que conseguiu colocá-lo no filme ou, na hipótese mais incerta, este que vos fala não entende nada da série. Porque não consigo achar outra explicação para um erro tão descomunal como este. Quem souber, mande um e-mail, pois eu, sinceramente, ainda estou tentando entender.

Bem, pra terminar só posso dizer do tamanho da decepção que foi assistir Episode I – the Phantom Menace. Faço parte da geração que assistiu aos três primeiros filmes no cinema, e só nós sabemos a decepção que foi ir ao cinema assistir O Retorno de Jedi. E depois de esperar mais de uma década para ver o início da saga, enfrentamos uma nova e maior decepção. Espero sinceramente que os dois próximos filmes sejam melhores, pois seria muito triste ver a série Star Wars ocupando espaço na lista das maiores bilheterias e dos piores filmes já feitos, o que se depender de Episode I – the Phantom Menace não está muito longe de acontecer.

César Steffen