Super Size Me - A Dieta do Palhaço

O cineasta americano Morgan Spurlock é uma espécie de Michael Moore light. Ele segue a mesma linha de ser o personagem principal de seu próprio documentário, porém sem ter a capacidade de irritar meio mundo como o diretor de Tiros em Columbine.

Apesar disso, Spurlock teve uma idéia simples para engordar sua conta bancária. Ele resolveu passar 30 dias se alimentando somente de pratos servidos na rede McDonald´s. Claro que antes mesmo de começar o filme o espectador já percebe que essa é uma idéia de jerico e as coisas não podem terminar bem para o cineasta.

O interessante é que ninguém imaginava o quanto Morgan Spurlock iria entrar pelo cano. Ele se cerca de uma equipe de médicos que vão ficando progessivamente apavorados com a derrocada da saúde do cineasta. Entupido com a sua dieta à base de fast food, ele fornece ao seu organismo uma verdadeira overdose de carboidratos, gordura e açúcar.

O resultado é catastrófico. Em uma cena constrangedora, a namorada de Spurlock - que é chef vegetariana - relata que o cineasta está virando brocha!. Ou seja, o ministério da saúde adverte: McDonald´s pode causar impotência!!

Super Size Me - A Dieta do Palhaço (mais um subtítulo brilhante criado pelos tradutores brasileiros) peca pela falta de polêmica. Spurlock poderia ter metido mais o dedo na ferida. Ele, porém, é esperto o suficiente para não ficar somente no relato de sua aventura gastronômica.

Por exemplo, ele entrevista 100 nutricionistas de todos os cantos dos Estados Unidos sobre a conveniência do consumo da comida do McDonald´s. Vai em inúmeros restaurantes da rede em busca da tabela de calorias que deve ser afixada em lugar bem visível de acordo com orientação da própria empresa.

O título do documentário é baseado em um prato do McDonald´s, o supersize. No caso, tamanho é documento. Enfim, não é preciso ser um gênio para saber que comer Big Macs sem parar só pode causar mal ao organismo. Ou seja, Spurlock descobriu o óbvio, empacotou em uma embalagem bonita e serviu para o grande público. Criou um documentário tão fast food quanto a comida que ele diz combater.

J. Tavares

(Super Size Me, EUA, 2004), Direção: Morgan Spurlock, Elenco: Morgan Spurlock, a namorada, os médicos e mais um monte de obesos, Duração: 96 min.

Voltar