Sunshine - O Despertar de um Século
Não existe nenhum filme que narre as história de três gerações de uma família que não possa ser reduzido. Para que contar em 180 minutos o que pode ser dito em uma hora e meia? O diretor István Szabó acredita que capitalismo e socialismo são, na verdade, dois lados da mesma moeda. Até aí, tudo bem. Porém não é preciso passar por três excruciantes horas para chegar nessa conclusão.
O filme é um épico que acompanha aproximadamente 150 anos da história de uma família de judeus hungaros os Sonnenschein (o nome significa Sunshine em alemão). Tudo começa no final do século XVIII, quando Aaron and Josefa Sonnenschein morrem em uma explosão enquanto fabricavam um tônico de ervas para vender no vilarejo onde moravam. Seu filho Emmanuel (David de Keyser), único sobrevivente da tragédia, viaja até Budapeste e transforma o líquido em um sucesso empresarial. Ele se casa com Rose (Mariam Margolyes) e tem dois filhos Ignatz (Ralph Fiennes) e Gustave (James Frain).
Diga-se de passagem Ralph Fiennes interpreta três diferentes papéis no filme sempre com a mesma expressão. É uma verdadeira overdose de Fiennes, algo capaz de levar o mais alegre dos mortais a um tédio profundo. Como o antisemitismo era moda na época na Europa a família Sonnenschein muda seu nome Sors esperando escapar das perseguições. Porém isto é só o começo, aponta do iceberg.
Sunshine - O Despertar de um Século é extremamente recomendado para quem não tem mais o que fazer. Afinal, perder três preciosas horas de sua vida para assistir a um filme só pode ser coisa de desocupado. Obviamente os fãs do canastrão Ralph Fiennes também vão se sentir recompensados. Porém a verdade é que o diretor István Szabó exagerou na dose e cometeu um filme megalomaníaco, chato e arrastado.
(Sunshine, AUS, CAN, ALE, HUN, 1999), Direção: István Szabó, Elenco: Ralph Fiennes, Rosemary Harris, Rachel Weisz, Jennifer Ehle, Molly Parker, Deborah Kara Unger, James Frain, John Neville, Miriam Margolyes, David de Keyser, Mark Strong, Duração: 180 min..