Stealth - Ameaça Invisível

Stealth - Ameaça Invisível Stealth - Ameaça Invisível Stealth - Ameaça Invisível Stealth - Ameaça Invisível

Depois que Jamie Foxx ganhou o Oscar por sua atuação em Ray a crítica adesista passou a chamar o ator de gênio. Bem, o fato de ele ter uma interpretação correta no filme não significa que o mundo ganhou um novo Marlon Brando. A prova disso está em Stealth - Ameaça Invisível.

O filme é absurdamente ruim e a atuação de Foxx é pífia e patética. Para que se tenha uma idéia ele faz o papel do coadjuvante negro que tem de morrer antes do final para despertar a ira e a vingança do casal branco de heróis que sai destruindo países subdesenvolvidos para mostrar a eficiência do arsenal norte-americano.

Se você é fã desse tipo de filmes saiba de uma coisa: você é um boçal, uma anta, um idiota completo. Na verdade, Stealth - Ameaça Invisível é uma clonagem tardia de Top Gun! Com um resultado igualmente desastroso.

Os tenentes Ben Gannon (Josh Lucas), Kara Wade (Jessica Biel) e Henry Purcell (Jamie Foxx) são pilotos de uma divisão de elite da marinha americana, que testa jatos ultra-secretos. O mais recente jato fabricado conta com uma inteligência artificial tão perfetia (apelidada de EDI) que faz com que o ele não precise ser tripulado.

Obviamente, o sindicato dos pilotos não fica nada satisfeito com isso e ameaça entrar em greve. Ben repete várias para seu chefe, o capitão George Cummings (Sam Shepard), que essa é uma idéia de jerico. Porém, o capitão - que parece ser um daqueles sujeitos que acredita nas atualizações de segurança da Microsoft - autoriza a utilização da EDI.

Para desespero do sindicato dos pilotos, a EDI demonstra ser um excelente aviador e cumpre com exatidão as missões. Contudo, em uma viagem de volta a um cargueiro, EDI é atingido por um raio. Acredite quem quiser, mas o acidente faz com o cérebro do robô se expanda sua consciência!!!

Sim, o cérebro eletrônico pensante decide tomar decisões por conta própria. Em meio a uma missão, a EDI ataca o alvo mesmo com a ordem de Ben em copntrário. A situação piora ainda mais quando EDI, decide realizar uma missão secreta que, caso tenha êxito, pode gerar uma guerra nuclear. Com certeza, o computador pensou: "se o Tom Cruise pode, por que eu também não posso?".

As cenas constrangedoras se sucedem em ritmo frenético. Só mesmo o barulho das explosões para impedir o espectador de dormir. Pelo menos o diretor teve a sensibilidade de colocar uma cena - absolutamente gratuita - onde Jessica Biel aparece de biquíni. Ou seja, pelo menos há um motivo para assistir a Stealth - Ameaça Invisível...

J. Tavares

(Stealth, EUA, 2005), Direção: Rob Cohen, Elenco: Josh Lucas, Jessica Biel, Jamie Foxx, Sam Shepard, Joe Morton, Richard Roxburgh, Ebon Moss-Bachrach, Rowan Schlosberg, Robert Taylor, Duração: 121 min.

Voltar