Star Wars – Episódio Um – A Ameaça Fantasma

starv01.jpg (8650 bytes) starv02.jpg (12284 bytes) starv04.jpg (9595 bytes) starv05.jpg (12659 bytes)

"Manda pra vala o tal do Jar-Jar", já disseram dois Mc’s cariocas sobre Star Wars – Episode One. Bom, George Lucas deve ter tomado muito sol na cabeça na sua ilha particular no Hawaii para dirigir uma estultice desse calibre. O filme, que é baseado em uma idéia de caranguejo (aquele bicho que só anda para trás), resolveu contar o que aconteceu antes da trilogia Star Wars (que começou no episódio IV). Deu tudo errado. Desde a escolha do elenco ao já tradicional roteiro capenga, tudo é constrangedor e medíocre.

No filme, o jovem Anakim Skywalker (Evan Mcgregor) tem de salvar a princesa Amidala (Natalie Portman, simpática mas com muito menos conteúdo que a Carrie Fischer) do ataque dos vilões. Alguém pode objetar: mas é só isso? Claro, e vocês estavam esperando o quê? Shakespeare? O pior de tudo é que uma série que já teve com vilão um cara maligno como Darth Vader, hoje tem de se contentar com um pseudo-Mr. M, o Darth Maul, que consegue falar apenas 4 frases durante todo filme. E, o que é pior, ainda por cima dublado.

Pra não dizer que Star Wars – Episode One é um fracasso total sobram algumas cenas razoáveis por conta dos robôs C3-PO e R2-D2 (mas mantenha o respeito). Outra curiosidade é o Samuel Jackson fazendo um papel de Jedi. Por incrível que pareça, não colocaram nenhum palavrão nos seus diálogos. Aliás, falando em atores, o Qui-Gon Jinn, interpretado sempre com aquele olhar de peixe morto do Liam Neeson, é um desastre completo, tanto que morre no final e não deve incomodar mais em outros episódios.

Mas e o Jar Jar Binks? O primeiro personagem totalmente digital da história do cinema. Era para ser o contraponto cômico da aventura, mas além de não ter graça nenhuma sentava no sabre de luz. É isso mesmo. Fizeram o primeiro bicha virtual da história. Santa, ré no quibe, Batman!

Enfim, a maior prova que Star Wars – Episode One foi um fracasso total é que nem mesmo um mísero bom game foi extraído dessa patuscada. Por que afinal de contas é para isso mesmo que serve a série vender joguinho de videogame e merchandising.

J. Tavares

P.S. – Uma das cenas mais comentadas de todo Star Wars é a corrida de pod-racers onde o jovem Anakim demonstra a plenitude de seus poderes de Jedi. Correndo com uma máquina inferior consegue superar todos os seus adversários. Imaginem um certo piloto mirmidão de Fórmula 1 tentando façanha semelhante. O carro ia quebrar no meio ele ia botar a culpa no lado negro da embreagem...

(Star Wars: Episode I – The Phantom Menace. EUA, 1999) Direção George Lucas. Elenco: Liam Neeson, Ewan McGregor, Natalie Portman, Jake Lloyd, Frank Oz, Samuel L. Jackson. 136 min..

Confira o Especial da ZeroZen sobre Star Wars

Voltar