Soul Men

Soul Men Soul Men Soul Men

Tem certos filmes em que tudo dá errado. Soul Men tinha pretensões de ser para Soul Music, o que Irmãos Cara-de-pau(The Blues Brothers) foi para o Blues. O problema é que Soul Men é muito ruim, quase constrangedor em alguns momentos. E será lembrado, infelizmente, apenas por ser o último trabalho do comediante Bernie Mac e do músico Isaac Hayes.

No filme Samuel L. Jackson e Bernie Mac são dois ex-integrantes de um trio de soul, que concordam em se reunir para uma apresentação póstuma em homenagem ao líder do grupo, interpretado por John Legend.

Soul Men se torna então um road-movie, e a maior parte de sua ação se passa na estrada, acompanhando as desventuras da dupla durante a viajem de 4 dias até Nova York para a apresentação final.

Soul Men desperdiça uma boa oportunidade e as poucas legendas da Soul Music remanescentes, para contar uma história vagamente inspirada na carreira da dupla Sam & Dave, interpretes originais da música “Soul Men”, que notoriamente se odiavam. Sem falar que existe cada vez menos músicos daquela época vivos. Isaac Hayes que o diga...

O estranho é que a revista Veja, na mórbida seção “Datas” reportou apenas a morte de Bernie Mac, ignorando completamente o falecimento Isaac Hayes. A revista nem pode alegar que essa omissão foi por causa do fechamento da edição, Bernie Mac morreu numa segunda-feira e Isaac Hayes no dia seguinte. Convenhamos, Bernie Mac era quando muito um comediante medíocre e de pouca relevância se comparado com o legado artístico de Isaac Hayes...

Saulo Gomes

P.S.: A quem interessar possa: a atriz pornô da década de 80 Vanessa del Rio faz uma participação especial. (Soul Men, EUA, 2008) Direção: Malcolm D. Lee. Elenco: Samuel L. Jackson, Bernie Mac, Sharon Leal, Isaac Hayes, Jennifer Coolidge, Sean Hayes, Adam Herschman, John Legend, Vanessa del Rio. Duração: 100 min.