Os Sonhadores

Os Sonhadores pode ser definido como o filme pornô das elites. Serve para provar a total e completa decadência de Bernardo Bertolucci. Basicamente, o diretor se concentra na nudez de Eva Green, na sucessão de cenas escatológicas e em um brutal vazio de idéias.

A trama se passa em maio de 1968, na França. Na época, os jovens resolveram tomar o poder. Estudantes saíram as ruas de Paris e enfrentaram policiais com paralelepípedos e coquetéis molotov. Enquanto o caos toma conta da cidade, três jovens aproveitam para fazer sexo sem parar.

Sozinhos em seu apartamento enquanto os pais viajam, os irmãos Isabelle (Eva Green) e Theo (Louis Garrel) pensam em uma matéria de afastar o tédio. Então eles encontram por acaso um jovem estudante americano Matthew (Michael Pitt) que está fazendo intercâmbio na porta da Cinemateca Francesa. No local, tribos de cinéfilos fanáticos ficavam discutindo teorias mirabolantes para encontrar qualidades nos filmes de Jean-Luc Godard. Sim, essas pessoas tinham muitos problemas.

Isabelle acredita que Matthew pode ser útil para discutir cinema no seu quarto. Então o estudante americano resolve passar um tempo com a dupla. Então os três se trancam no apartamento e dão início ao que os franceses costumam chamar de "le suruba".

Bertolucci, que não é bobo, aproveita para mostrar a espetacular nudez de Eva Green a todo momento. No meio de tanto esporte-bretão, há espaço até mesmo para um estranho triângulo amoroso. De certa forma, o diretor tenta emular a idéia central de O Último Tango em Paris.

Ou seja, usar o sexo para falar de política. No caso de Os Sonhadores o debate é vazio. A revolução de 68 é solenemente ignorada. Já as discussões sobre o cinema mostram que como crítico do assunto Bernardo Bertolucci é apenas um diretor decadente. Assista apenas se você for fã da Eva Green..

J. Tavares

(The Dreamers, EUA/ING/FRA, 2003), Direção: Bernardo Bertolucci, Elenco: Michael Pitt, Eva Green, Louis Garrel, Anna Chancellor, Robin Renucci, Jean-Pierre Kalfon, Jean-Pierre Léaud, Florian Cadiou, Pierre Hancisse, Valentin Merlet, Lola Peploe, Ingy Fillion, Duração: 130 min.

Voltar