A Soma de Todos os Medos

Epa! Epa! Alguém precisa avisar que faz tempo que os russos deixaram de ser uma ameaça para os Estados Unidos. Hoje gente como Saddam Hussein e Osama Bin Laden perturbam muito mais o sono dos americanos. Aliás, a soma de todos os medos seria Saddam e Bin Laden tentarem realizar um atentado contra a Casa Branca e o presidente George W. Bush conseguir escapar!!!

O filme é baseado no best-seller de Tom Clancy, Sum of All Fears, lançado em 1991. Ben Affleck interpreta o papel de Jack Ryan. Desta vez o analista da CIA tem de resolver um grande problema. De acordo com serviços de informação dos Estados Unidos existem 27 mil armas nucleares. Durante a Guerra Fria milhares de armas de destruição foram construídas na antiga União Soviética. Com o colapso do regime comunista, elas podem acabar sendo vendidas para organizações terroristas. Ou seja, os pobres russos estão trocando plutônio por um prato de comida.

Ryan investiga o desaparecimento de uma dessas armas nucleares junto com o diretor da CIA William Cabot (Morgan Freeman). Aliás, A Soma de Todos os Medos tem mais diplomacia do que propriamente ação. Tanto que os bandidos agem como elementos tumultuadores da paz mundial. Seu verdadeiro objetivo é jogar a Rússia contra os Estados Unidos e provocar uma Terceira Guerra Mundial. Bem, se o plano levar em conta os presidentes atuais de ambos os países tem tudo para dar certo.

A Soma de Todos os Medos é altamente recomendado para paranóicos ou ingênuos, o que, no fim das contas, dá no mesmo. Para os brasileiros, é lógico, o filme não faz sentido nenhum. Até por que se traficante anda de bazuca e decreta feriado sem inteferência da polícia não vai ser uma mera explosão nuclear que vai deixar a gente preocupado...

J. Tavares

(The Sum of All Fears, EUA, 2002), Direção: Phil Alden Robinson, Elenco: Ben Affleck, Morgan Freeman, James Cromwell, Liev Schreiber, Alan Bates, Philip Baker Hall, Ron Rifkin, Bruce Mcgill, Ciaran Hinds, Bridget Moynahan, Duração: 136 min.

Voltar