Sob Suspeita

chocolat1.jpg (4828 bytes) chocolat2.jpg (5550 bytes)

Não é facil fazer um advogado falar a verdade, ainda mais em San Jose, Porto Rico. O policial Victor Benezet (Morgan Freeman) acredita que Henry Hearst (Gene Hackman) é o culpado do assassinato de duas adolescentes. Então começa um enorme, um gigantesco interrogatório para conseguir que Hearst acabe confessando o crime.

Bem, é mais simples o Brasil pagar a dívida externa do que um bacharel em direito admitir que é culpado de alguma coisa. Porém, Hearst está literalmente dormindo com o inimigo. Sua esposa Chantal (a encorpada Monica Bellucci) está convencida de que ele é o assassino e entrega seus podres para a polícia. Roupa suja se lava em casa já dizia o ditado.

O problema é que a trama de Sob Suspeita se resume ao interrogatório entre policial e advogado. São pilhas e mais pilhas de diálogos vazios. O duelo verbal entre Gene Hackman e Morgan Freeman acaba curando a mais resistente das insônias. O filme não sai do ambiente da delegacia. Inclusive, Henry Hearst, como uma das forças vivas da comunidade da ilha é convidado para fazer o discurso inicial de um evento que visa a levantar fundos para ajudar as vítimas de um furacão que assolou Porto Rico, mas rapidamente é intimado a voltar para o massacrante interrogatório.

Mesmo assim, o final é relativamente surpreendente. Algo do tipo, mesmo falando a verdade um advogado sempre mente. Embora isto não seja necessariamente uma grande novidade. Enfim, se você gosta de diálogos intermináveis, interrogatório policial ou tem dificuldades para dormir Sob Suspeita com certeza é uma boa opção.

J. Tavares

(Under Suspicion, FRA/EUA, 2000), Direção: Stephen Hopkins, Elenco: Gene Hackman, Morgan Freeman, Monica Bellucci, Nydia Caro, Miguel Ángel Suárez, Duração: 110 min

Voltar