Sinais

Ninguém segura mesmo o Rio Grande do Sul. A cidade de Passo Fundo é citada abertamente no filme Sinais, dirigido por M. Night Shyamalan, o mesmo diretor de O Sexto Sentido. E é a pura verdade, o município gaúcho é transformado em uma espécie de aeroporto de extraterrestres. Parafraseando Steven Spielberg seria algo como: "Etchê, phone home!". Bagualismo à parte, nem mesmo a aparição da cidade (com seus habitantes que falam um impecável português) salva Sinais do desastre completo.

Aliás, o filme é uma bobagem, mas não uma bobagem qualquer. É uma imensa, gigantesca, incomensurável besteira. Como é dirigida por M. Night Shyamalan as pessoas se prestam a assistir. É uma espécie de burrice com pedigree, estultice com gabarito. Na trama, estranhos círculos surgem misteriosamente em campos de plantações de milho. A coisa se transforma em um terrível mistério para quem não tem nada de mais importante para fazer. Ou seja, nerds, losers, e imprensa em geral. A pergunta que não quer calar é: De onde vêm essas figuras geométricas?

Pois o ex-reverendo Hess (Mel Gibson) acaba por se incomodar com este tipo de questão quando as estranhas formas aparecem na sua plantação em Bucks County, no estado da Pensilvânia. Hess está em crise. Depois que sua mulher morreu ele deixou de acreditar em Deus. É aquela velha história Deus é 10, mas o uísque é 12. Para piorar sua família Merrill Hess (Joaquin Phoenix), Morgan Hess (Rory Culkin) e Bo Hess (Abigail Breslin) começa a acreditar que o estrago na sua plantação é mesmo obra de seres de outro planeta.

M. Night Shyamalan usa todos os cacoetes visuais que fizeram de O Sexto Sentido um sucesso. O ritmo é lento quase parando. A idéia, de novo, é que vale a pena esperar pelo final. Só que quando se revela o verdadeiro motivo dos entalhes nos campos de milho, Sinais desanda rapidamente. Poucas vezes se viu uma sucessão de cenas constrangedoras levadas tão a sério. Um verdadeiro trash movie em matéria de humor involuntário. O filme dá claros sinais de que o talento, se é que algum dia existiu, de M. Night Shyamalan está acabando..

Paulo Pinheiro

(Signs, EUA, 2002), Direção: M. Night Shyamalan, Elenco: Mel Gibson, Joaquin Phoenix, Patricia Kalember, Cherry Jones, Rory Culkin, Abigail Breslin, Duração: 105 min.

Voltar