Simpático

simpatico1.jpg (10254 bytes) simpatico2.jpg (14025 bytes)

É... as festas com crack e cocaína devem estar fazendo mal a Sharon Stone. Ela já não pode mais responder por seus atos. Só isso explicaria o porquê dela ter embarcado em uma canoa furada como Simpatico. O filme pode ser definido nas palavras do Capitão Kurtz sobre o continente africano em No Coração das Trevas de Joseph Conrad: O horror, o horror...

Simpatico, acredite quem quiser, é um cavalo! Isso mesmo a ex-deusa loira de Hollywood faz figuração para um cavalo. Pode até existir uma maneira de descer mais na carreira, mas ela vai ter de se esforçar. O filme narra a história de três trapaceiros de corrida de cavalos Vinnie (Nick Nolte), Carter (Jeff Bridges) e Rosie (Sharon Stone). Eles descobrem uma maneira de ficarem ricos trocando a numeração dos animais. Assim o azarão passava a correr com o número do favorito e vice-versa.

Mas eles são pegos pelo fiscal da prova Simms (Albert Finney) que pode botar tudo a perder. Muito tempo depois Vinnie se transforma em um loser de carterinha enquanto Carter prosperou criando cavalos e ainda por cima casou com Rosie. É claro que Vinnie quer vingança, mas loser que é loser nem se vingar direito sabe.

Assim Simpatico se arrasta até um final de comovente ruindade técnica. Poucas vezes se viu tantas cenas constrangedoras. É o tipo de filme que os atores pedem que se tire das suas biografias autorizadas. O tipo de sujeira que se prefere varrer para debaixo do tapete. Não caia no truque de retirar esta fita pela Sharon Stone, que além de aparecer pouco está nitidamente fora de forma. O melhor é rever pela enésima vez Instinto Selvagem.

J. Tavares

(Simpatico, EUA, 1999), Direção: Matthew Warchus, Elenco: Nick Nolte, Jeff Bridges, Sharon Stone, Catherine Keener, Albert Finney, Shawn Hatosy, Kimberly Williams, Liam Waite, Duração: 106 min.

 Voltar