Shakespeare Apaixonado

shakespeare1.jpg (14252 bytes) shakespeare2.jpg (13959 bytes)

O filme que fez a grande dama do teatro brasileiro, Fernanda Montenegro, perder o rebolado. Indicada milagrosamente ao Oscar de melhor atriz por Central do Brasil perdeu para a meiga Gwyneth Paltrow e acusou a cerimônia da Academia de ser uma fraude. Chato, muito chato. O prêmio para a atriz americana, no fim das contas, foi justo. Mas o filme dirigido por John Madden, que se consagrou como o grande vencedor de 1998, não tem tantos méritos assim.

Shakespeare Apaixonado é uma comédia romântica e uma espécie de homenagem ao teatro. O jovem Will Shakespeare (Joseph Fiennes) no verão de 1593 está, só mesmo em Hollywood, sem inspiração para terminar a sua mais recente peça: Romeo and Ethel, the Pirate’s Daughter. Falta uma musa para inspirar o artista. Surge então Lady Viola (Gwyneth Paltrow) uma adolescente que sonha em ser atriz, algo praticamente impensável para os padrões da época.

Assim, Viola se disfarça de homem para conseguir o lugar na peça de Shakespeare. A partir daí o filme se transforma em uma comédia de erros em que dá tudo errado. Tudo porque insiste em retratar Shakespeare como um débil mental. Ele passa o tempo inteiro correndo de um lado para o outro da tela, incapaz de tomar uma atitude. Até para escrever suas peças precisa de ajuda. Lady Viola que, é óbvio, decide tudo e só não foi parar nos livros de história por detalhe. Shakespeare apaixonado se transforma no Shakespeare abobado.

Até é possível acreditar que Shakespeare não tenha sido tão bom dramaturgo, que algumas de suas peças possam ter sido concebidas por outros escritores. Agora, fica difícil aceitar uma Julieta como Lady Viola. Uma atriz de época com pretensões literárias é dose. Gwyneth Paltrow, aliás, deu a receita de como se fatura o Oscar. Uma interpretação competente e segura e, para garantir, mostre os peitos. Jennifer Lopez e Salma Hayeck: o que vocês estão esperando?

J. Tavares

(Shakespeare in Love, EUA, 1998), Direção: John Madden, Roteiro: Marc Norman e Tom Stoppard, Elenco: Gwyneth Paltrow, Joseph Fiennes, Colin Firth, Geoffrey Rush, Judi Dench, Tom Wilkinson, Ben Affleck, Duração: 122 minutos.

Voltar