Shaft

shaft1.jpg (4111 bytes) shaft2.jpg (4383 bytes) shaft3.jpg (4719 bytes)

Primeiro um pouco de história. Na década de 70 Hollywood descobriu que os negros também iam ao cinema. Surgiu então os blaxploitation movies, filmes feitos para a platéia afro-americana. Eram produções baratas, com roteiros capengas e trilhas sonoras, como era de se esperar, geniais. O primeiro grande sucesso do gênero foi o policial Shaft. Houve duas continuações para a tela grande das aventuras do personagem e até mesmo uma série de TV.

O problema é que tudo isso não significa que Shaft fosse merecedor de uma refilmagem. Um lançamento em DVD seria mais barato e pouparia o diretor John Singleton de pagar este mico. Shaft é patético, é um daqueles filmes tão ruins que fica difícil fazer uma crítica séria. A quantidade de absurdos chega a ser comovedora. Para que se tenha uma idéia, Shaft é o tipo de filme que depois de desistir da Justiça, um policial atormentado joga fora seu distintivo e vai agir por conta própria.

A trama de Shaft é hilariante. Agora quem manda na polícia de Nova Iorque é John Shaft (Samuel L. Jackson) o sobrinho do Shaft original (Richard Roundtree). Samuel "motherfucker" Jackson prende um filhinho de papai acusado de um crime racial. Depois de uma discussão em um bar o universitário Walter Wade (Christian Bale) mata com um cano um negro.

Como a justiça é cega para não ver o valor do suborno, seu pai paga a fiança e Wade (que fez o papel principal em O Psicopata Americano) vai para fora do país. Mas como bate uma saudade ele resolve retornar aos Estados Unidos. Só para variar Shaft prende o assassino de novo. Só que a Justiça libera Wade outra vez por fiança. O detetive joga o distintivo fora e o resto você já sabe. Vale dizer que para esquentar a trama capenga ainda foi colocado um traficante colombiano Peoples Hernandez (Jeffrey Wright) que quer se vingar de Shaft, mas, é óbvio, que não vai conseguir. Como no filme original a trilha sonora fica por conta de Isaac Hayes, que atualmente faz a voz do "chef" no seriado South Park.

J. Tavares

(Shaft, EUA, 2000), Direção: John Singleton, Elenco: Samuel L. Jackson, Vanessa Williams, Jeffrey Wright, Christian Bale, Dan Hedaya, Busta Rhymes. Duração: 99 min..

Voltar