Shaft
Primeiro um pouco de história. Na década de 70 Hollywood descobriu que os negros também iam ao cinema. Surgiu então os blaxploitation movies, filmes feitos para a platéia afro-americana. Eram produções baratas, com roteiros capengas e trilhas sonoras, como era de se esperar, geniais. O primeiro grande sucesso do gênero foi o policial Shaft. Houve duas continuações para a tela grande das aventuras do personagem e até mesmo uma série de TV.
O problema é que tudo isso não significa que Shaft fosse merecedor de uma refilmagem. Um lançamento em DVD seria mais barato e pouparia o diretor John Singleton de pagar este mico. Shaft é patético, é um daqueles filmes tão ruins que fica difícil fazer uma crítica séria. A quantidade de absurdos chega a ser comovedora. Para que se tenha uma idéia, Shaft é o tipo de filme que depois de desistir da Justiça, um policial atormentado joga fora seu distintivo e vai agir por conta própria.
A trama de Shaft é hilariante. Agora quem manda na polícia de Nova Iorque é John Shaft (Samuel L. Jackson) o sobrinho do Shaft original (Richard Roundtree). Samuel "motherfucker" Jackson prende um filhinho de papai acusado de um crime racial. Depois de uma discussão em um bar o universitário Walter Wade (Christian Bale) mata com um cano um negro.
Como a justiça é cega para não ver o valor do suborno, seu pai paga a fiança e Wade (que fez o papel principal em O Psicopata Americano) vai para fora do país. Mas como bate uma saudade ele resolve retornar aos Estados Unidos. Só para variar Shaft prende o assassino de novo. Só que a Justiça libera Wade outra vez por fiança. O detetive joga o distintivo fora e o resto você já sabe. Vale dizer que para esquentar a trama capenga ainda foi colocado um traficante colombiano Peoples Hernandez (Jeffrey Wright) que quer se vingar de Shaft, mas, é óbvio, que não vai conseguir. Como no filme original a trilha sonora fica por conta de Isaac Hayes, que atualmente faz a voz do "chef" no seriado South Park.
(Shaft, EUA, 2000), Direção: John Singleton, Elenco: Samuel L. Jackson, Vanessa Williams, Jeffrey Wright, Christian Bale, Dan Hedaya, Busta Rhymes. Duração: 99 min..