Sete Vidas
Sete Vidas é um drama lacrimogêneo completamente desinteressante. Porém, o filme estrelado por Will Smith também é a representação perfeita do "modus operandi" de um engenheiro do MIT. Como se sabe, para uma pessoa otimista, o copo está meio-cheio. Para um pessimista, ele está meio-vazio. Para um engenheiro ele é duas vezes maior que o necessário...
Ao final de Sete Vidas fica claro que engenheiros são pessoas que têm problemas, muitos problemas. Até aí, não se diferem do resto da humanidade. A sutileza está na forma em que eles tentam superar os obstáculos.
De acordo com Scott Adams, autor de " Princípio de Dilbert: "as pessoas normais acreditam que, se um aparelho estiver funcionando, é que não tem nada para consertar. Já os engenheiros acreditam que se estiver funcionando, é que estão faltando coisas"...
Enfim, a trama de Sete vidas começa quando Ben Thomas (Will Smith), um agente do imposto de renda, começa a agir de forma muito estranha. Ele ajuda sem razão aparente pessoas que estão em complicações financeiras ao mesmo tempo em que xinga sem piedade um deficiente visual.
O motivo do comportamento de Ben é que ele esconde de todos um segredo trágico. Ele participou de um acidente de trânsito no qual morreram sete pessoas. Então, o ex-engenheiro do MIT resolve encontrar uma maneira bem peculiar de compensar o seu erro. Definitamente, ele não consegue conviver muito bem com o sentimento de culpa.
A situação de Ben muda quando conhece Emily Posa (Rosario Dawnson). Ela trabalha fazendo cartões de casamento. A diferença é que eles são feitos em máquinas antigas, o que dá uma qualidade especial no seu trabalho. Infelizdente Emily, possui uma deficiência cardíaca congênita, que a pôs na fila de um transplante de coração.
Por conta dessa dificuldade, termina devendo mais de US$ 56.000,00 ao fisco. Ben, um fiscal generosamente cheio de segundas intenções, decide dar a moça um adiamento de seis meses. Como amor com amor se paga, os dois se aproximam. E Ben se torna um verdadeiro anjo da guarda para Emily.
Enquanto o casal vive dias idílicos, o roteiro cheios de absurdos e incrivelmente apelativo, revela os motivos das ações de Ben. Até mesmo o ataque ao deficiente visual Ezra Turner (Woody Harrelson) – cuja paciência, Ben testa num telefonema, tem uma razão de ser.
Até que finalmente se descobre qual o motivo da fixação de Ben por um Água-Viva, animal que possui um veneno terrivelmente mortal. De novo, até mesmo na hora da morte os engenheiros fazem questão de se diferenciar da humanidade. Sete Vidas é um filme banal e soporífero. Mas também não dava para esperar muito mais da vida de um engenheiro...
(Seven Pounds, EUA, 2008), Direção: Gabriele Muccino, Elenco: Will Smith, Rosario Dawson, Woody Harrelson, Barry Pepper, Elpidia Carrillo, Robinne Lee, Joe Nunez, Bill Smitrovich, Tim Kelleher, Gina Hecht, Judyann Elder, Sarah Jane Morris, Octavia Spencer, Madison Pettis, Ivan Angulo, Andy Milder, Michael Ealy, Connor Cruise, David Haines, Duração: 118 min.