Seabiscuit - Alma de Herói

Seabiscuit - Alma de Herói é um daqueles filmes feitos para passar na Sessão da Tarde. O roteiro é repleto, digamos assim, de um otimismo cavalar. Tudo para contar a história de um cavalo que enfrentou uma série de dificuldades, mas venceu na vida pelas próprias quatro patas.

O cavalo Seabiscuit era pequeno, desajeitado e parecia mancar quando marchava. Ou seja, nada indicava que houvesse o perfil de um campeão das pistas. Apesar disso, ele era descendente de uma linhagem de cavalos encrenqueiros porém vencedores. Ele começou a correr na década de 30, mas só conseguiu uma carreira medíocre.

Por um daqueles acasos do destino, ele foi vendido para o milionário Charles Howard (Jeff Bridges), um pioneiro da indústria automobilística. Howard decide então apostar no cavalo perdedor. Para isso, contrata o ex-lutador Red Pollard (Tobey Maguire), um jóquei que lia Shakespeare, e Tom Smith (Chris Cooper), um treinador carrancudo preferia conversar mais com cavalos do que com gente.

Bem, como se trata de um filme Sessão da Tarde, Seabiscuit se torna um dos maiores vencedores do turfe americano de todos os tempos. Em 1938, Seabiscuit chega a ganhar o prêmio de Cavalo do Ano e sua história atrai a atenção da população norte-americana, em plena época da Grande Depressão.

Na verdade, Seabiscuit é um daqueles filmes eivados de bons sentimentos feito na medida para glorificar o jeito americano de ser. Ou seja, com muito trabalho duro é possível alcançar o sucesso, mesmo se você for um cavalo. Assista apenas se estiver com o seu cinismo em baixa.

J. Tavares

(Seabiscuit, EUA, 2003), Direção: Gary Ross, Elenco: Tobey Maguire, Jeff Bridges, Elizabeth Banks, Chris Cooper, William H. Macy, Gary Stevens, Clif Alvey, Mariah Bess, Robin Bissell, Loyd Catlett, Dyllan Christopher, Annie Corley, Kingston DuCoeur, Roger E. Fanter, Peter Jason, Sean Keeley, Paige King, Duração: 121 min.

Voltar