O Barato de Grace
O Barato de Grace parecer ser o filme preferido das mães dos componentes da banda Planet Hemp. Poderia se chamar tranquilamente: A Terceira Idade na Senda do Crime ou a Esquadrilha da Fumaça Ataca no Asilo. Tudo por que a pacata Grace Trevethan (Brenda Blethyn) uma viúva britânica, de repente, resolve vender maconha para pagar as suas dívidas.
E é isso mesmo. Grace rapidamente percebe como ganhar dinheiro sem pagar impostos. Se milhares e milhares de pessoas vão ter sua vidas destroçadas (como acredita a novela O Clone), tanto faz. Assim a viúva, que também é uma jardineira de mão cheia, se une ao seu empregado Matthew (Craig Ferguson) e ambos começam uma produção em escala indsutrial.
Todo mundo na pequena cidade de Grace sabe que ela está no caminho do mal, praticando uma ilegalidade atrás da outra. Mas ninguém dá a mínima. Para desespero da Gloria Perez o povaredo parece pensar: "Ah, é apenas maconha". A velhora senhora do crime chega ao desplante de ir a Londres fazer acordo com um grande e perrigoso traficante Jacques (Tcheky Karyo).
Como o diretor parece ser adepto do cigarrinho do capeta, a pobre viúva se dá bem. Ou seja, o crime compensa mesmo. Mais alguns minutos de filme e ficaria provado que o tráfico é algo positivo e bem-remunerado. A cena final deve fazer a alegria de muita gente pois a cidade termina literalmente queimando tudo até última ponta...
(Saving Grace, ING, 2000), Direção: Nigel Cole, Elenco: Brenda Blethyn, Craig Ferguson, Martin Clunes, Tcheky Karyo, Valerie Edmond, Phyllida Law, Leslie Phillips, Tristan Sturrock, Duração: 94 min.