Flintstones - Viva Rock Vegas

chocolat1.jpg (4828 bytes) chocolat2.jpg (5550 bytes) chocolat3.jpg (4998 bytes)

O termo americano miscasting significa, no idioma de Hollywood, que houve um erro de elenco. Às vezes, a pessoa errada no lugar certo pode afundar um filme nas bilheterias. Flintstones - Viva Rock Vegas é um exemplo preciso. Fred Flintstone é interpretado Mark Addy (o gordinho de Full Monthy, um bom ator, mas sem o timing de comédia) e Stephen Baldwin encarna Barney Rubble. A dupla simplesmente não funciona.

Claro que o roteiro frouxo, contribui para a total ausência de graça. A história se passa antes do primeiro filme e mostra como Fred e Barney conheceram Wilma (Kristen Johnston) e Betty (Jane Krakowski). Aliás, finalmente o papel de Betty foi razoavelmente adequada. Quem assistia ao desenho se lembra que a mulher do vizinho do lado era muito melhor.

Os heróis da idade da pedra conseguem enfrentar a fúria de Pearl Slaghoople (Joan Collins) a mãe de Wilma e dar um jeito de afastar o ardiloso pretendente Chip Rockefeller (Thomas Gibson) um milionário dono de um cassino interessado nos dotes financeiros da família Slaghoople. Barney terá de lutar contra um rival mais sofisticado o roqueiro Mick Jagged (Alan Cumming). Quer dizer, os Rolling Stones são antigos mas isso já é um exagero.

O problema principal de Flintstones - Viva Rock Vegas está no Grande Gazoo (Alan Cumming, em duplo papel). Para quem não se lembra no desenho animados as primeiras temporadas mostravam a luta de Fred e Barney para continuarem saindo, mesmo depois de casados. Como logo após vieram os filhos, que como elementos cômicos não acrescentavam nada a série, foi preciso criar um novo personagem para aumentar a audiência. O resultado foi um infame marciano que só podia ser visto por Fred.

O resultado foi um desastre de proporções bíblicas. O público detestou a inovação. Rapidamente o personagem foi escanteado pela sua inacreditável falta de graça. Gazoo é um dos maiores erros de todos os tempos em matéria de desenho animado e mesmo assim os roteiristas resolveram incluir o mesmo na versão para o cinema. Não é à toa que Flintstones - Viva Rock Vegas foi um tremendo fracasso nas bilheterias norte-americanas.

J. Tavares

(The Flintstones in Viva Rock Vegas, EUA, 2000), Direção: Brian Levant, Elenco: Mark Addy, Stephen Baldwin, Kristen Johnston, Jane Krakowski, Thomas Gibson, Alan Cumming, Harvey Korman, Joan Collins, Alex Meneses, Duração: 90 min.

Voltar