RocknRolla - A Grande Roubada

RocknRolla RocknRolla RocknRolla RocknRolla

Em 2008, o diretor Guy Ritchie pediu divórcio de Madonna e pode voltar a fazer aquilo que faz melhor: filmes inverossímeis que possuem mais forma do que conteúdo; exatamente como sua ex-esposa.

Notem que nos oito anos em que esteve casado com Madonna, Guy não conseguiu fazer um filme que preste. O que não é mera coincidência. Desde Swept Away (Destino insólito) de 2002, único filme que dirigiu sua ex-mulher, a carreira de Ritchie desandou completamente na maionese.

Este RocknRolla deveria ser supostamente sua volta por cima. No filme temos uma história confusa e pouco verossímil, nenhuma surpresa aqui, que envolve um mafioso russo, um gangster londrino, um vereador corrupto, um bando de golpistas, intitulados ‘The Wild Bunch’ e uma contadora entediada, o que em essência um pleonasmo.

Ainda tem o tal ‘RocknRolla’ do título original: Johnny Quid, um ‘astro do rock’ filhinho de papai e viciado em crack. Um personagem desprezível que certamente não inspira qualquer empatia do telespectador.

A história gira em torno do roubo de 7 milhões de euros de um mafioso russo. Dinheiro este que seria usado para conseguir a licença para construção de uma arena para jogos de futebol. Sabe como é: russos, corrupção e futebol. O trivial.

A coisa toda é contada de forma irregular com várias outras tramas paralelas que se misturam ocasionalmente, costuradas apenas por uma edição nervosa e trilha sonora recheada de bandas de garage dos anos 60.

Mas muita coisa não faz sentido algum. O tal mafioso russo reage incrivelmente bem depois de perder 7 milhões de euros, duas vezes! Diga-se de passagem, uma quantidade de dinheiro dessa grandeza possivelmente não caberia em apenas duas valises de mão. Mas quem vai se importar com furos num roteiro de Guy Ritchie?

No final, o filme deixa em aberto a possibilidade de uma continuação, afirmando que os personagens principais voltarão em “O Verdadeiro RocknRolla”. Hum... Não precisa, está bom assim.

Saulo Gomes

P.S.: A bandinha indie 'The Subways' aparece numa cena num clube tocando a música 'Rock & Roll Queen'.

(RocknRolla, UK, 2008) Diretor: Guy Ritchie. Roteiro: Guy Ritchie. Elenco: Gerard Butler, Tom Wilkinson, Thandie Newton, Mark Strong, Idris Elba, Tom Hardy, Ludacris, Jeremy Piven. Duração: 114 min.

Voltar