A Revelação

revela1.jpg (3357 bytes) revela2.jpg (4113 bytes) revela3.jpg (4491 bytes)

Pode até parecer difícil de acreditar, mas muita gente sem o mínimo de conhecimento para escrever sobre cinema resolveu comparar o trabalho no filme Revelação, dirigido por Robert Zemeckis, com a obra de Alfred Hitchcock. Claro que qualquer tentativa nesse sentido resulta em algo pífio. Basta dizer que Zemeckis dirigiu este filme obrigado pelo estúdio que estava receoso do seu trabalho com Tom Hanks em Naúfrago. Então no intervalo das filmagens, enquanto Hanks emagrecia para viver a fase em que o personagem fica preso na ilha, Zemeckis rodou Revelação.

Talvez esta seja uma explicação da ruindade do filme. Ou seja Zemeckis não estava nem aí para o produto final. Por isso a escolha de dois campeões de bilheteria Michelle Pfeiffer e Harrison Ford para garantir o interesse em Revelação. No resto tudo parece conduzido em banho-maria até chegar no final arrastado, forçado e o que é pior, extremamente previsível.

Em Revelação, Claire Spencer (Michelle Pfeiffer) acaba de se mudar para uma casa a beira do lago com o seu marido o cientista Norman (Harrison Ford). A filha deles Caitlin(Katherine Towne) está indo para a faculdade  e Claire que era música e largou tudo para cuidar da casa e do marido entra em crise. De repente entre um prozac e outro ela começa a ter visões.

Norman acredita que tudo não passe de ilusões causadas pelo stress (de quê? se ela passa o dia todo em casa?). Assim Claire consulta um psicanalista (Joe Morton) por sugestão do marido. Como sói acontecer nesses caso ela acaba ficando ainda pior. Quase prestes a perder a sanidade. Até que tem uma revelação.

Só que neste ponto o espectador também já percebeu que perdeu tempo e dinheiro ao locar tamanha bomba. Quanto as comparações com o filme Suspeita (Suspicion) que Alfred Hitchcock dirigiu em 1941, elas são tão descabidas que nem valem a pena ser comentadas. Na verdade Robert Zemeckis quis fazer o seu Sexto Sentido e conseguiu um trabalho tão tedioso e ruim quanto o original (e com um final muito pior).

J. Tavares

(What Lies Beneath, EUA, 2000), Direção: Robert Zemeckis, Elenco: Harrison Ford, Michelle Pfeiffer, Diana Scarwid, Joe Morton, James Remar, Miranda Otto, Amber Valletta. Duração: 130 minutos.

Voltar