Pela Vida de um Amigo
Refilmagem de Force Majeure, filme francês de 1989, dirigido por Pierre Jolivet, que já era uma cópia xerox disfarçada de o Expresso da Meia Noite. Aqui as semelhanças com o filme de Alan Parker se acentuam, mas não ajudam muito. De interessante só Anne Heche, a namoradinha lésbica da América, fazendo um papel heterossexual... E ela não recebeu uma indicação ao Oscar por isso!
Três turistas americanos: Sheriff (Vince Vaughn), Lewis(Joaquin Phoenix), Tony (David Conrad) se conhecem na Malásia. Passam algum tempo juntos, fazendo o que todo turista americano costuma fazer em países subdesenvolvidos, como: usar todos tipos de drogas e praticar sexo com menores de idade. Até que Sheriff e Tony resolvem voltar para suas vidinhas medíocres na civilização, leia-se New York, mas Lewis, que é ativista do Greenpeace, decide ficar para proteger alguns orangotangos indefesos em Borneo(?!).
Passados dois anos Sheriff e Tony recebem em New York a visita de Beth(Anne Heche), advogada de Lewis, que foi preso como traficante de drogas e sentenciado a morte. Ela se apresenta com a seguinte proposta: eles precisam voltar a Malásia e se declararem culpados para evitar a execução de Lewis e cumprirem 3 anos de cadeia cada um ou 6 seis anos se apenas um deles voltar.
Situação difícil essa? Não muito. Desde quando a polícia do terceiro mundo não é corrupta? era só molhar a mão do juiz, do promotor, e de metade da força policial da Malásia que nada disso teria acontecido.
O filme ainda tem o clássico argumento "eu não sou quem você está pensando", e parece acreditar que a justiça da Malásia é no mínimo temperamental e sujeita a ataques de nervos.
O diretor Joseph Ruben dirigiu Morando com o inimigo com Julia Roberts, que convenhamos não é uma grande referência.
(Return to Paradise, EUA, 1998) Direção: Joseph Ruben. Elenco: Anne Heche, Vince Vaughn, Joaquin Phoenix, David Conrad. 109 min.