Pela Vida de um Amigo

returnparadise1.jpg (3433 bytes) returnparadise2.jpg (11842 bytes) returnparadise3.jpg (7511 bytes)

Refilmagem de Force Majeure, filme francês de 1989, dirigido por Pierre Jolivet, que já era uma cópia xerox disfarçada de o Expresso da Meia Noite. Aqui as semelhanças com o filme de Alan Parker se acentuam, mas não ajudam muito. De interessante só Anne Heche, a namoradinha lésbica da América, fazendo um papel heterossexual... E ela não recebeu uma indicação ao Oscar por isso!

Três turistas americanos: Sheriff (Vince Vaughn), Lewis(Joaquin Phoenix), Tony (David Conrad) se conhecem na Malásia. Passam algum tempo juntos, fazendo o que todo turista americano costuma fazer em países subdesenvolvidos, como: usar todos tipos de drogas e praticar sexo com menores de idade. Até que Sheriff e Tony resolvem voltar para suas vidinhas medíocres na civilização, leia-se New York, mas Lewis, que é ativista do Greenpeace, decide ficar para proteger alguns orangotangos indefesos em Borneo(?!).

Passados dois anos Sheriff e Tony recebem em New York a visita de Beth(Anne Heche), advogada de Lewis, que foi preso como traficante de drogas e sentenciado a morte. Ela se apresenta com a seguinte proposta: eles precisam voltar a Malásia e se declararem culpados para evitar a execução de Lewis e cumprirem 3 anos de cadeia cada um ou 6 seis anos se apenas um deles voltar.

Situação difícil essa? Não muito. Desde quando a polícia do terceiro mundo não é corrupta? era só molhar a mão do juiz, do promotor, e de metade da força policial da Malásia que nada disso teria acontecido.

O filme ainda tem o clássico argumento "eu não sou quem você está pensando", e parece acreditar que a justiça da Malásia é no mínimo temperamental e sujeita a ataques de nervos.

O diretor Joseph Ruben dirigiu Morando com o inimigo com Julia Roberts, que convenhamos não é uma grande referência.

Saulo Gomes

(Return to Paradise, EUA, 1998) Direção: Joseph Ruben. Elenco: Anne Heche, Vince Vaughn, Joaquin Phoenix, David Conrad. 109 min.

Voltar