Rei Arthur

A história do Rei Arthur já foi contada tantas vezes e de tantas maneiras diferentes que se chegou um ponto onde ninguém mais sabe o que é verdade. Como nada faz (nem nunca fez) sentido, diretores oportunistas como Antoine Fuqua aproveitam para bagunçar ainda mais a lenda.

A idéia principal de Rei Arthur é pegar carona no sucesso de O Senhor dos Anéis. É nítida a intenção de cópia. Só faltou - ao invés da tradicional espada Excalibur - que Arthur carregasse um anel que o deixa invisível...Enfim, no ano 450 d.C.,um guerreiro chamado Arturius (Clive Owen) luta pelos ideais de um Império Romano em plena decadência.

Junto aos seus companheiros Lancelot (Ioan Gruffud), Gawain (Joel Edgerton) e Galahad (Hugh Dancy) ele desce o sarrado em tribos pagãs das mais longínquas regiões européias. Justamente, quando estão para realizar sua última missão e se aposentarem por tempo de serviço, recebem uma inesperada notícia.

Eles terão de cruzar a Bretanha para resgatar uma família de romanos. O problema é que eles estão no meio de um território altamente hostil. De um lado estão os Woads, uma espécie de nativos da ilha. Dou outro, surgem os temidos saxões, bárbaros sangrentos que pilham e destroem tudo o que tocam. Gente muito parecida com os atuais integrantes do nosso Congresso Nacional.

Como Arturius logo percebe, a tarefa do grupo é praticamente suicida. Ou seja, até mesmo a previdência social dosa romanos já devia estar falida. Porém, ele consegue forjar uma aliança com os Woads. Tudo graças a presença da carismática guerreira Guinevère (Keira Knightley), que se veste para a batalha com a mesma roupa que vai para a praia.

Para fechar a esculhambação com chave de ouro, o bruxo chefe da tribo dos Woads se chama Merlim. Rei Arthur até poderia se salvar se as batalhas fossem realmente épicas. Porém, tudo é forçado demais. Antoine Fuqua caminha a passos largos para se tornar um dos incompetentes mais bem pagos de Hollywood.

J. Tavares

(King Arthur, EUA, 2004), Direção: Antoine Fuqua, Elenco: Clive Owen, Stephen Dillane, Keira Knightley, Ioan Gruffudd, Stellan Skarsgård, Ray Winstone, Hugh Dancy, Ray Stevenson, Til Schweiger, Charlie C. Miles, Joel Edgerton, Ken Stott, Ivano Marescotti, Pat Kinevane, Duração: 126 min.

Voltar