Regras do Jogo

chocolat1.jpg (4828 bytes) chocolat2.jpg (5550 bytes)

Em tempos de guerra nada como o jeitinho americano. Não é só o Brasil que tem sempre uma maneira de deixar escapar os culpados. O Tio Sam, quando acha interessante, também adora dar uma ligeira distorcida na lei. Esta parece ser a moral de Regras do Jogo. Se você for um assassino, é melhor ser um militar assassino, pois as suas chances de escapar são muito maiores.

Col. Terry Childers (Samuel L. Jackson) está há 30 anos no exército. Lutou no Vietnã e já recebeu todas as condecorações possíveis. É um verdadeiro patriota. Um dia ele recebe a missão de evacuar uma embaixada americana no Oriente Médio, que está sendo atacada pela enlouquecida população local. O Embaixador Mourain (Ben Kingsley) corre perigo e é preciso agir rápido. O problema é que o Col. Terry Childers avista armas na multidão e manda os soldados americanos abrirem fogo. O resultado? Um massacre.

Evidentemente as coisas se complicam. Para o Terry Childers só resta pedir ajuda ao seu amigo de fé, irmão camarada Col. Hays Hodges (Tommy Lee Jones), um advogado militar aposentado. Hodges apesar de ter tido a sua vida salva por Terry no Vietnã começa a desconfiar que o sucesso subiu a cabeça do seu companheiro de armas. E começa uma complicada investigação para absolver o coronel.

Depois de inúmeras batalhas no tribunal, a defesa consegue um video onde mostra que toda a multidão estava armada e que um coronel que fuzila mulheres e crianças em defesa dos Estados Unidos é mesmo um herói. Isto não parece fazer sentido, mas é o tradicional jeitinho americano. Regras do Jogo é um filme para americano nenhum botar defeito, quanto ao resto do mundo...

J. Tavares

(Rules of Engagement, EUA, 2000), Direção: William Friedkin, Elenco: Tommy Lee Jones, Samuel L. Jackson, Guy Pearce, Bruce Greenwood, Blair Underwood, Anne Archer, Ben Kingsley, Duração: 128 min.

Voltar