Justiça Vermelha

red1.jpg (15708 bytes) red2.jpg (9853 bytes) red3.jpg (12035 bytes) red4.jpg (15304 bytes)

Tem gente que ainda acredita que os comunistas são comedores de criancinhas. Em Justiça Vermelha, o canastrão Richard Gere é Jack Moore, um advogado americano bem-sucedido e corrupto que trabalha como procurador de uma rede de TV americana. E olha que ele é o mocinho da história.

Jack está trabalhando numa concorrência para implantar um sistema de satélites junto com o governo chinês para transmitir os construtivos e edificantes programas da TV americana para aqueles pobres comunistas atrasados. Sua concorrência é com uma rede de TV alemã. Como a TV alemã é muito chata (se você tiver coragem, assista ao Deutche Welle e confira), o jogo tá ganho.

Só que à noite, Jack encontra uma das 18 chinesas boas da face da Terra, consegue levar ela para o quarto e passa a noite numa sessão de sexo, bebidas e rock´n roll, não necessariamente nessa ordem. Pela manhã ele acorda sendo carregado pela polícia. E a mulher morta ao seu lado (agora restam apenas 17 chinesas gostosas na face da Terra). Pra completar a desgraça, ela é filha de um general chinês, que tá louco pra comer o fígado de Jack.

Jack enfrenta um julgamento sumário, onde o melhor que ele tem a fazer é se confessar pra garantir apenas a prisão perpétua. Se ele se declarar inocente, tem 99% de chance de ser condenado à morte. Sua única ajuda é Shen Yuelin (Bai Ling), uma advogada chinesa, loser até o último fio de cabelo, nomeada pelo Estado, que no início não tá com muito saco pra ajudar americano. E nem nós pra agüentar aquela baboseira. Só que com o passar do tempo ela acaba virando a única pessoa a acreditar na inocência de Jack, e começa a lutar contra tudo e contra todos para livrar o pescoço do amigo. Nada pode ser mais loser.

Claro que, como os americanos são muito superiores aos pobres comunistas chineses, um advogado como Jack, que passou a vida inteira sentado numa sala com ar-condicionado, é muito mais esperto, forte e rápido que toda a polícia chinesa que sai ao encalço dele pelos telhados de Pequim (e ele está algemado) lá pela metade do filme. E como todo americano é altruísta e corajoso, ele volta para enfrentar o pepino quando sabe que sua grande amiga Shen corre perigo. Isso deve ser o efeito dos construtivos e edificantes programas da TV americana.

Se você é daqueles que acham que a China é um pobre país comunista atrasado, que não respeita os direitos humanos, que lá as pessoas vivem subjugadas por um regime ditatorial rígidos a costumes medievais e que o McDonald´s foi a melhor coisa que aconteceu no Extremo Oriente nos últimos 4000 anos, assista esse filme. Mas, se você é daqueles que nasceram com mais de dois neurônios...

Jarbas Schier

Justiça Vermelha (Red Corner), EUA (é óbvio) 1998, Direção: Jon Avnet. Elenco: Richard Gere, Bai Ling, e mais um bando de chineses pobre e atrasados. Roteiro: Robert King. Duração: 122 min.

Voltar