Tá Todo Mundo Louco

O diretor Jerry Zucker goza de uma certa credibilidade em Hollywood. Só assim ele conseguiria arregimentar um elenco cheio de estrelas para trabalhar em Tá Todo Mundo Louco. Como o resultado final foi um desastre, é bem provável que muitos dos artistas que participaram do filme pensem duas vezes antes de atender a um pedido de Zucker. Vão dizer que as agendas estão lotadas, que estão sofrendo de uma doença rara ou precisam urgentemente ir se vacinar contra a poliomielite.

O filme começa quando o milionário excêntrico Donald Sinclair (John Cleese) tem um idéia de jerico. Promover uma corrida entre seis pessoas que devem atravessar os Estados Unidos. A competição da mesma maneira que a Casa dos Artistas, não tem regras. O prêmio para o vencedor? Dois milhões de dólares em dinheiro. Os sortudos (ou não) são: Vera Baker (Whoopi Goldberg), Owen Templeton (Cuba Gooding Jr.), Mr. Pollini (Rowan Atkinson), Randy Pear (Jon Lovitz), Duane Cody (Seth Green) e Nick (Breckin Meyer).

Não há exatamente um roteiro em Tá Todo Mundo Louco. As gags se sucedem dando tempo para que cada comediante faça o seu número solo. Algo realmente obsoleto e anacrônico como um episódio de Jeanne É um Gênio. No quesito piadas somente Cuba Gooding Jr. e Rowan Atkinson conseguem fazer a platéia rir. O restante do elenco é uma perda de tempo e de dinheiro dos produtores.

Na verdade, o grande problema é que a fórmula de Tá Todo Mundo Louco é desgastada demais. Basta lembrar de A Corrida do Século (The Great Race, 1965), um campeão de repetições na Sessão da Tarde. Se há quarenta anos atrás não tinha graça nenhuma o que dirá nos tempos atuais. A melhor coisa a fazer é seguir o conselho do filme de Jerry Zucker: sair correndo. De preferência para bem longe de bombas deste tipo.

J. Tavares

(Rat Race, EUA, 2001), Direção: Jerry Zucker, Elenco: Whoopi Goldberg, John Cleese, Cuba Gooding Jr., Rowan Atkinson, Jon Lovitz, Kathy Najimy, Seth Green, Breckin Meyer, Amy Smart, Wayne Knight, Paul Rodriguez, Vince Vieluf, Lanei Chapman, Dean Cain, Dave Thomas, Duração: 112 min.

Voltar