Quatro Amigas e um Jeans Viajante

O filme Quatro Amigas e um Jeans Viajante extrai seu argumento de uma premissa impossível: a de que exista amizade pura e verdadeira entre mulheres. Se isso fosse mesmo verdade, nenhuma mulher tentaria roubar o namorado de outra.

Porém, a trama de Quatro Amigas e um Jeans Viajante não é exatamente sobre traição. Tudo começa quando um grupo de quatro amigas será obrigado a se separar pela primeira vez durante as férias de verão. Tibby (Amber Tamblyn), Lena (Alexis Bledel), Bridget (Blake Lively) e Carmen (America Ferrera) se conhecem desde bebês, já que suas mães faziam aula de aeróbica juntas.

Mais ainda: elas nasceram no mesmo mês e cresceram juntas, tornando-se grandes companheiras. Agora com 16 anos é hora de cada uma seguir seu próprio rumo. Leena vai visitar os avós na Grécia e conhece um belo rapaz. Tibby fica em casa e decide fazer um filme caseiro no qual acaba conhecendo uma criança que sabe muito mais sobre a vida do que ela poderia imaginar.

Já Bridget vai para um acampamento no México e se apaixona por um dos treinadores dos times de futebol. Carmen vai descobrir um segredo quando visita o seu pai na Carolina do Sul. Antes da viagem, contudo, acontece algo incrível. Elas saem para fazer compras e encontram uma calça jeans que, estranhamente, cabe perfeitamente nelas. Mesmo com, digamos assim, quatro tamanhos diferentes de porta-malas.

As amigas, claro, decidem ficar com o jeans e iniciar uma irmandade em torno da calça. Ambas acreditam que ela seja mágica pelo fato de se adequar ao corpos diferentes que possuem. São definidas regras para o uso da calça, uma delas é que cada uma das amigas poderá usá-la durante uma semana.

Quatro Amigas e um Jeans Viajante apesar de bem-intencionado está repleto de clichês. A parte passada na Grécia parece um conto de fadas (ou seja, é repetitivo, previsível e superado). Apesar de toda boa vontade, o filme não engrena nunca. Fica fácil perceber por que ele fracassou nas bilheterias norte-americanas. Um filme sobre amizade feminina teria de ser passado no espaço sideral, por se tratar de uma obra de ficção...

J. Tavares

(The Sisterhood of the Traveling Pants, EUA, 2005), Direção: Ken Kwapis, Elenco: Amber Tamblyn, Alexis Bledel, America Ferrera, Blake Lively, Jenna Boyd, Bradley Whitford, Nancy Travis, Rachel Ticotin, Mike Vogel,Michael Rady, Leonardo Nam, Maria Konstadarou, George Touliatos, Kyle Schmid, Ernie Lively, Duração: 119 min.

Voltar