A qualquer preço

qqpreco01.jpg (8047 bytes) qqpreco02.jpg (15547 bytes) qqpreco03.jpg (13293 bytes)

A qualquer preço é mais um filme de tribunal. Bom, como os americanos praticamente inventaram esse gênero cinematrográfico o filme estrelado por um obeso John Travolta saído diretamente de uma overdose de chocolate tinha tudo para dar certo. Pois é, mas de boas intenções Hollywood está cheia.

A diferença de A Qualquer Preço é que ele pretende colocar cifras no fascinante mundo da luta pelo direito dos mais necessitados. Quer dizer, não basta ter um boa causa para defender é preciso ter dinheiro para sustentar os vários recursos possíveis ou fazer um acordo no menor espaço de tempo.

Bom, A Qualquer Preço conta a história do advogado de porta de cadeia Jan Schlichtmann (John "redondo" Travolta) que descobre que, em uma pequena cidade americana, Woburn, duas grandes companhias, a W.R. Grace & Co. e a Beatrice Foods, estão envenenando o reservatório de água da cidade despejando produtos tóxicos. Assim oito famílias entram na Justiça pedindo indenização, pois seus filhos acabaram morrendo de leucemia.

Para Jan era tudo o que ele queria. Uma causa capaz de fazer o seu escritório decolar, de mudar a sua vida e fazer com todos reconheçam nele um vencedor. Só que como todo bom loser metido a besta, ele faz tudo errado. O veterano Robert Duvall faz um papel de um advogado veterano, Jerome Facher, que passa o tempo todo cochilando nos julgamentos. Ele pode não conhecer muitas leis, mas conhece muitos juízes. Até John Lithgow faz uma ponta como o Juiz Skinner, que foi o responsável por dar a sentença sobre o caso.

No fim das contas, o tédio toma conta rápido de A Qualquer Preço. O pior é quando se descobre que o filme é baseado em uma história real. Se a pessoa quer assistir à realidade vai pegar um documentário não um filme. Se bem que, pelo menos no documentário, não ia ter de aturar o John "alguém tem mais um hamburger na platéia" Travolta.

J. Tavares

A qualquer preço (A civil action), EUA (1998), Direção e Roteiro: Steven Zaillian, Elenco: John Travolta, Robert Duvall, Tony Shalhoub, William H. Macy, 112 minutos.

Voltar