O Procurado
Existe um determinado tipo de pessoa que acredita que grandes cenas de ação devem revogar a lei da gravidade, que devem ser tão espalhafatosas quanto um desfile de carnaval no Rio de Janeiro. Bem, "O Procurado" foi feito para atender os lorpas, pacóvios, pascácios, que defendem esta tosca e ridícula teoria.
O diretor russo Timur Bekmambetov (Guardiões da Noite) faz a sua estréia em Hollywood. E decidiu revogar a lei da gravidade por decreto. O filme é baseado em uma bizarra história em quadrinhos criada por Mark Millar e desenhada J.G. Jones. Passada em uma realidade alternativa, a HQ contava com um nazista viajante do tempo, um africano imortal e - acredite quem quiser - um vilão feito de fezes!
A idéia de Millar era fazer uma HQ provocativa e arranjar uma curiosa explicação para o fim dos super-heróis. É claro que Hollywood iria reescrever tudo e tornar a trama mais palatável para o grande público. O resultado, como sói acontecer nestes casos, desagrada a quem gosta de cinema e de histórias em quadrinhos.
A vida de Wesley Allan Gibson (James McAvoy) não é fácil. Seu pai o abandonou quando tinha apenas sete dias. Traumatizado, ele acredita ser a criatura insignificante do século XXI. Seu trabalho é burocrático e tedioso. Para piorar, a sua chefe faz da sua vida um inferno. Como desgraça pouca é bobagem seu melhor amigo está dormindo com sua namorada. É... realmente não tá fácil pra ninguém.
Porém, tudo muda quando o desafortunado rapaz conhece uma carismática mulher chamada Fox (Angelina Jolie). Ela revela que o pai Wesley era um assassino profissional que pertencia a organização misteriosa chamada Fraternidade. Na verdade, um eufemismo para uma liga de super-assassinos.
Infelizmente, ele morreu a serviço da causa e agora chegou a vez de Wesley tomar o seu lugar. A Fraternidade é comandada pelo enigmático e ardiloso líder Sloan (Morgan Freeman). Apesar de recusar o novo emprego em um primeiro momento, Wes percebe que - considerando as demais opções - virar um assassino profissional até que não é má idéia.
Então, ele passa a ser treinado pelos melhores assassinos do planeta. O mais incrível é que tem poderes adormecidos como ser capaz de atirar balas em curva. Como se o absurdo não fosse o bastante, a estonteante Fox aproveita para ensinar ao matador-mirim a desenvolver grande agilidade e reflexos tão rápidos quanto um raio.
No meio do treinamento, que ainda inclui várias sovas diárias para moldar o caráter, Wes descobre mais sobre a Fraternidade. O grupo vive de acordo com um antigo código que não pode ser quebrado: executar as ordens de morte dadas pelo próprio destino. O problema é saber quem controla o destino...
Aliás, o lema da Fraternidade é "matar um, salvar mil" (o exército norte-americano e Rambo acreditam exatamente no contrário, matar mil para salvar um). Depois de um tempo e várias missões, com Wesley plenamente adaptado a sua nova profissão, é hora de vingança. O matador-mirim recebe finalmente a tarefa de matar o assassino de seu pai.
Claro que há uma reviravolta final - nem tão supreendente assim - a qual vai ensinar Wesley a lição mais importante de todas: ele mesmo tem de tomar o controle de seu destino.
O Procurado é realmente idiota. Sem falar no fato de que as cenas de ação - totalmente inconcebíveis - lembram demais os efeitos da trilogia Matrix. É tudo muito manjado e previsível. Mas se você é um lorpa, um pacóvio, um pascácio não vai estar muito preocupado com isso...
(Wanted, EUA, 2008), Direção: Timur Bekmambetov, Elenco: James McAvoy, Angelina Jolie, Morgan Freeman, Terence Stamp, Thomas Kretschmann, Common, Kristen Hager, Marc Warren, David O'Hara, Konstantin Khabensky, Dato Bakhtadze, Chris Pratt, Lorna Scott, Sophiya Haque, Brad Calcaterra, Duração: 110 min.