Espírito Indomável
Tenha muito cuidado na escolha dos seus amigos. Esta parece ser a moral de Espírito Indomável. Afinal, John Grady Cole (Matt Damon) e Lacey Rawlins (Henry Thomas) são parceiros inseparáveis. Um dia John tem uma idéia de jerico de ser vaqueiro no México. Lacey pondera, medita e acha que o melhor que este povo tem a oferecer é uma dose de tequila. Só que John consegue persuadir o pobre companheiro.
A caminho do México encontram um suspeito cavaleiro mirim Jimmy Blevins (Lucas Black). Novamente Lacey adverte o seu abilolado amigo. John não ouve os apelos e deixa o nanico insolente calvagar junto com eles. Eles acabam se envolvendo em uma série de confusões, tudo por causa de Jimmy. Mesmo assim, conseguem escapar e serem contratados como adestradores de cavalos por um importante criador mexicano Hector de la Rocha (Rubén Blades).
Todavia, Hector tem uma linda e carismática filha Alejandra de la Rocha (Penélope Cruz). Claro que Alejandra está muito a fim de conferir o talento para cavalgar de John. Outra vez surge a voz lúcida e moderada de Lacey advertindo que onde se ganha o pão não se come a carne. Lógico que John não escuta o seu amigo e ambos acabam presos. Na cadeia no México são torturados, espancados e quase acabam morrendo!
Tudo porque Lacey não soube escolher seu melhor amigo. Aliás, se fosse para aguentar tudo isso era melhor deixar John se virar sozinho. No máximo mandar um cartão postal no Natal e olhe lá. De resto sobra em Espírito Indomável apenas o talento para escapar da nudez de Penélope Cruz (um dia ela chega lá). É como diz o ditado: amizade de cagar de porta aberta é algo cada vez mais raro.
(All the Pretty Horses, EUA, 2000), Direção: Billy Bob Thornton, Elenco: Matt Damon, Henry Thomas, Penélope Cruz, Lucas Black , Rubén Blades, Robert Patrick , Sam Shepard, Bruce Dern, Duração: 116 min.