A Premonição
Este filme é um dos maiores exemplos da falta de vilões que assola o cinema. Sério, pois quando alguém resolve fazer um filme onde a morte é a vilã da história, é porque se está ficando desesperadamente sem idéias.
O roteiro de A Premonição é de uma estultice constrangedora: preste a embarcar para uma viagem à França junto com sua turma do colégio o estudante Alex Browning( Devon Sawa) tem uma visão de que o avião vai cair. Ao invés de fazer uma saída estratégica pela esquerda do tipo esqueci a minha escova de dentes em casa, ele como todo bom americano tem um chilique. Como resultado Alex e mais seis losers são expulsos do vôo. O avião realmente cai e morre todo mundo. Mas o mais incrível vem agora: depois de algum tempo os sete sobreviventes começam a ser perseguidos pela morte, isso mesmo pela morte, que é representada no filme como uma rajada de vento e uma sombra negra, que voltou para completar o serviço. A morte fazendo as vezes de psicopata de filme de terror adolescente é uma das coisas mais idiotas que já foram imaginadas.
Mas quando se descobre que o diretor James Wong produziu e dirigiu vários episódios da série Arquivo X a coisa se explica. "A Premonição" se parece em muito com vários episódios desta série televisiva, onde nada se explica direito e se gasta um tempo enorme para se chegar nas conclusões mais absurdas e insatisfatórias.
O pior mesmo é que o filme ainda da oportunidade para uma continuação. O que seria duplamente ridículo.... Do que se conclui que até a morte sofre da natural incompetência dos vilões de Hollywood.
(Final Destination, EUA, 2000) Direção: James Wong. Elenco: Devon Sawa, Amanda Detmer, Chad E. Donella, Ali Larter, Daniel Roebuck, Kristen Cloke, Seann William Scott. 96 min.