Poucas e Boas
Com Woody Allen não existe crise financeira. Dificilmente seus trabalhos poderiam ser considerados sucessos de bilheteria mesmo assim ele segue em frente fazendo um filme a cada ano. Claro que isso não significa uma garantia de qualidade. Poucas e Boas foi feito em 1999, mas só chegou ao Brasil dois anos depois. Bem, que a alfândega poderia ter feito um serviço ao país perdendo as cópias de mais este exercício de megalomania de Woody Allen.
Todo mundo sabe que Woody Allen adora jazz, mesmo não sabendo tocar absolutamente nada. Basta ver qualquer um de seus shows com a sua banda. De qualquer maneira o diretor resolveu contar a história de Emmet Ray (Sean Penn) um dos melhores guitarristas de jazz da década de 30. Ray era considerado o segundo melhor do mundo só perdendo para o lendário Django Reinhardt.
Como todo artista que se preze Emmet Ray era um chato, bebum e arrogante. Ou seja um papel feito sob medida para Sean Penn. Ele nem precisava ter recebido cachê para interpretar ele mesmo. Aliás, o ator aprendeu mesmo a tocar violão e conseguiu imitar perfeitamente o estilo de Emmet Ray. Para desespero de Woody Allen que há anos não sabe sequer soprar um clarinete.
O filme aproveita para dissecar a vida amorosa de Emmet Ray. No início ele se apaixona pela tímida Hattie (Samantha Morton). Quando a grana começa a entrar e ele se torna um sucesso, toma a única atitude possível para um homem. Larga a sua antiga companheira por uma mulher escultural Blanche (Uma Thurman) dessas que só o dinheiro pode comprar. Obviamente, Blanche está interessada somente no talento de Ray e não em manter um pacto de fidelidade.
No final das contas, Woody Allen gastou tempo e dinheiro para provar que Emmet Ray é um bom guitarrista. Ora quem conhece jazz já sabe disso. A outra metade do mundo francamente não quer nem saber. Por isso nestes casos o melhor que o diretor de Celebridades tem a fazer é abrir uma gravadora e lançar álbuns seus artistas preferidos. Sai mais barato e incomoda muito menos gente.
(Sweet and Lowdown, EUA, 1999), Direção: Woody Allen, Elenco: Sean Penn, Samantha Morton, Uma Thurman, Brian Markinson, Anthony LaPaglia, Gretchen Mol, Vincent Guastaferro, John Waters, Constance Schulman, Kellie Overbey, James Urbaniak, Darryl Alan Reed, Brad Garrett, Woody Allen, Douglas McGrath, Duração: 95 min.