Por um Sentido na Vida
Por um Sentido na Vida é uma daqueles filmes covardes e conservadores como só Hollywood sabe fazer. É o tipo de roteiro que faz gente como George W. Bush parecer um progressista. Justine (Jennifer Aniston) é uma vendedora de cosméticos que trabalha em uma espelunca em um pequena cidade no interior dos Estados Unidos. Nada acontece na sua vida pacata e medíocre. Bem, se isso fosse mesmo verdade ninguém ia perder tempo filmando um tédio desses.
Por isso é que surge na vida de Justine o jovem Holden (Jake Gyllenhaal). Um tímido, desajeitado, metido a poeta, fã do escritor J. D. Salinger, de O Apanhador no Campo de Centeio. Ou seja, ou ele é um loser ou um psicopata de carteirinha. Mesmo assim, Justine na falta de algo melhor do que fazer resolve liberar geral para o adolescente imberbe. Pior para o maridão Phil Last (John C. Reilly) que prefere passar o dia queimando tudo até a última ponta com seu melhor amigo Bubba (Tim Blake Nelson).
Rapidamente a relação entre Justine e Holden acaba descabando para o tradicional impasse. Quer dizer... se ficar o bicho pega, se correr o bicho come. Justine só para variar não sabe se vai nem se fica. E quando as coisas parecem realmente ruins, ela começa a ser chantageada por Bubba, que descobre o seu sórdido segredo. O que ele quer em troca? O bom e velho esporte bretão. Sim, sexo selvagem e insano. E já que é para viver de extorsão nada melhor mandar ver em cima da Jennifer Aniston.
Claro que o incauto Zeronauta pode estar pensando que o Por um Sentido na Vida é um daqueles filmes instrutivos e altamente edificantes que são proibidos para menores de 21 anos. Longe disso. O filme é extremamente pudico como um sermão de missa de domingo. O final é de uma covardia constrangedora. Se a obra dirigida por Miguel Arteta procura encontrar um sentido na vida, o leitor vai ter de procurar um bom motivo para tirar da locadora um filme tão desqualificado.
(The Good Girl, EUA, 2002), Direção: Miguel Arteta, Elenco: Jennifer Aniston, Jake Gyllenhaal, John C. Reilly, Tim Blake Nelson, Zooey Deschanel, John Carroll, Lynch, Deborah Rush, Duração: 93 min.