O Planeta dos Macacos

tr01.jpg (4084 bytes) tr03.jpg (4402 bytes) tr04.jpg (4337 bytes) tr05.jpg (8062 bytes) tr05.jpg (8062 bytes)

Algum gaiato oportunista poderia dizer que Planeta dos Macacos é o pior trabalho de Tim Burton no cinema. Isto se ele tivesse alguma vez na vida feito um BOM filme. Quer dizer, de onde menos se espera daí mesmo é que não sai nada. Burton já tinha provado sua monumental incompetência para contar qualquer tipo de história, porém desta vez, auxiliado por um roteiro bizarro, ele conseguiu perpetrar o pior filme do ano.

O Planeta dos Macacos original, com Charlton Heston, ganhou o Oscar de melhor roteiro em 1968 e tinha um final estarrecedor. Além disso, foi capaz de gerar inúmeras continuações para a tela grande e até mesmo uma série de TV. Claro que Tim Burton, o papa dos moderninhos de Hollywood, não poderia simplesmente refilmar o original. Era preciso arranjar um desfecho ainda mais surpreendente que o de 1968. O resultado é um desastre, chega a ser cômico.

Curiosamente, o site americano “The Drudge Report” divulgou o final de Planeta dos Macacos poucos dias antes da estréia. O arrogante, prepotente e azedo diretor americano afirmou de maneira taxativa em uma entrevista sobre o incidente que "era por isso que a terra estava condenada”. Patético, patético. Mesmo assim, ancorado por uma gigantesca campanha de marketing, o filme faturou US$ 68,5 milhões na estréia, o que significa que deve acabar se pagando financeiramente .

Os astronauta Leo Davidson (Mark Wahlberg) é uma espécie de reserva de macaco. Os chimpanzés são treinados para operar naves em missões arriscadas. Os humanos ficam na estação espacial observando os primatas se divertirem no espaço. Uma tempestade magnética surge para mudar panorama. O macaco de Leo é mandado em uma investigação de rotina. Como ele desaparece no meio da bruma, o saudoso astronauta resolve roubar uma nave partir para o resgate. Só que as coisas não saem como o desejado e ele acaba viajando para o futuro.

Então Leo descobre que está no Planeta dos Macacos. Onde os humanos não passam de meros escravos e a macacada reunida é quem manda no campinho. O politicamente correto manda no filme. O astronauta leva um tempo até recuperar a sua pistola perdida, mas não mata ninguém a tiros. Cenas de sangue e violência nem pensar. Tudo para agradar a todas as platéias.

Mas as seqüências mais constrangedoras de Planeta dos Macacos ficam por conta do amor sem fronteiras entre homem e o animal. Ari (Helena Bonham-Carter) é uma primata ecológica filosófica, que, com a maquiagem, está a cara do Michael Jackson! Mesmo assim, Leo acaba se emocionando com aqueles peitos peludos e tasca um beijo na meiga macaca. E o pior de tudo é que ele podia escolher entre a "entrei muda e saí calada, mas tenho um corpão" Daena (Estella Warren).

O vilão do filme é Thade (Tim Roth) que fica o tempo inteiro com uma única expressão no rosto, ou melhor na maquiagem. Seu capanga é Attar (Michael Clarke Duncan). Diga-se de passagem pela qualidade do elenco de apoio, dá para perceber por que todo mundo aceitou ficar sentado durante um mínimo de 5 horas para colocarem as máscaras usadas em O Planeta dos Macacos. É que ninguém queria ser reconhecido mesmo. Ninguém é louco de sair com a cara limpa em um filme de Tim Burton.

O Planeta dos Macacos é um filme de aventuras sonolento e entediante. As cenas soturnas de Tim Burton estão presentes e, pelo menos, servem para facilitar o cochilo do espectador. No fim das contas, o personagem mais interessante do filme é o traficante de escravos Limbo (Paul Giamatti). Mas o triste é que dá vontade de torcer pelos macacos, tamanha a apatia dos humanos. Se bem que com a escravidão e a tirania dos primatas funcionando o Tim Burton não ia dirigir mais nenhum filme. Dá-lhe macacada!!

J. Tavares

P.S. - O Serviço de Informantes da ZeroZen (Sizz) descobriu que o novo final de O Planeta dos Macacos é uma fraude. Tim Burton teria robado a idéia de um gibi da dupla Jay and Silent Bob – Chasing Dogma, escrito pelo Kevin Smith. Aliás, Smith tem uma briga com Tim Burton desde que o diretor de Batman, rasgou o roteiro de Superman Lives. É a hora da vingança para Smith, que decidiu processar Tim Burton por plágio. Se você já viu o filme pode tirar as suas conclusões no seguinte endereço.

http://www.viewaskew.com/newboard/messages289/113.html

(Planet of the Apes, EUA, 2001), Direção: Tim Burton, Elenco: Mark Wahlberg, Tim Roth, Helena Bonham Carter, Michael Clarke Duncan, Kris Kristofferson, Estella Warren, Paul Giamatti, Lisa Marie, Duração: 118 min.